De uns anos para cá, temos visto muitas novidades de ingredientes culinários, especialmente no que se refere a alimentação saudável. Uma delas é o açafrão: uma raiz de origem mediterrânica e muito usada há séculos nessa região. Conheça agora quais são os benefícios do chá de açafrão e receitas para combinar com outros ingredientes saudáveis.
O açafrão se popularizou no Brasil junto com diversas outras especiarias e alimentos que complementam a culinária saudável, por isso, seu uso também é medicinal. Para este fim, o chá de açafrão é muito poderoso.
Benefícios do chá de açafrão
Você pode utilizar o açafrão nas suas receitas, em quantidade suficiente para temperar a comida, em forma de pó ou fresco.
Mas se quiser fazer uso medicinal do chá, recomendamos que fale com seu médico ou com um fitoterapeuta, que entende das propriedades medicinais das plantas, para garantir que irá ingerir a quantidade adequada. Dito isso, veja quais são 10 benefícios do chá de açafrão.
- Alivia os sintomas de artrites;
- Reduz o efeito de outros tipos de inflamação;
- Melhora a circulação do sangue;
- Colabora para a melhor secreção de bile pelo fígado;
- Estimula a desintoxicação do organismo;
- Alivia a tosse e dor de garganta;
- Equilibra o colesterol;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Promove a renovação das células de todo o corpo;
- Ativa a mente.
O fato de ser um potente antioxidante, que promove a renovação das células do corpo, faz com que o açafrão também seja um protetor contra o surgimento de tumores, de problemas de pele, problemas cardíacos e ajude a manter todo o organismo em equilíbrio, quando combinado com uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos.
3 receitas de chá de açafrão
Se você gostar do sabor intenso do açafrão pode fazer um chá simples, apenas com um pouquinho do pó diluído em água, como se faz com o chá de saquinho. Mas se quiser misturar sabores e obter benefícios de outros ingredientes medicinais, veja estas sugestões:
1. Açafrão com gengibre
O gengibre promove ao corpo os mesmo benefícios do açafrão e ainda é um ótimo termogênico, que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.
Ingredientes
- Água: 4 xícaras;
- Açafrão em pó: 1 colher de chá;
- Gengibre ralado: 1 colher de chá.
Modo de preparo
1. Leve ao fogo a água para ferver. Quando entrar em ebulição, adicione o açafrão, tampe o recipiente, reduza o fogo e deixe em infusão por dez minutos, sempre de olho porque a água vai reduzir.
2. Passado esse tempo, coe o chá, adicione o gengibre ralado, que é menos forte do que a versão em pó, e está pronto para beber.
2. Açafrão com leite de coco e especiarias
Essa receita é mais elaborada e especial para quando quiser uma bebida quente diferente, substituindo um café, por exemplo.
Ingredientes
- Leite de coco: 2 colheres de sopa;
- Essência de baunilha: ½ colher de chá;
- Canela em pó: 1 colher de café;
- Pimenta-do-reino: 1 pitada;
- Mel: 1 colher de chá;
- Água: 2 xícaras;
- Açafrão: 2 colheres de chá;
- Gengibre ralado: 1 colher de chá.
Modo de preparo
1. Coloque um recipiente com a água para ferver, e logo em seguida adicione o gengibre e o açafrão. Deixe fervendo em fogo baixo uns minutinhos.
2. Enquanto isso, em outro recipiente, coloque todos os demais ingredientes até ficar uma mistura quentinha e homogênea.
3. Depois é só misturar os dois preparados e servir.
3. Açafrão com limão
Gosta de sabor do limão nas suas receitas? Ele é um ótimo antioxidante, fonte de vitamina C e vai deixar seu chá ainda mais gostoso e saudável.
Ingredientes
- Suco de limão: 1 colher de sopa;
- Água: 500 mililitros;
- Mel: 1 colher de chá;
- Açafrão: 1 colheres de chá.
Modo de preparo
1. Leve ao fogo a água para ferver, depois adicione os demais ingredientes e misture muito bem.
2. Deixe ferver poucos minutos, abafado, depois mantenha mais um pouquinho descansando fora do fogo e está pronto pra beber.
Contraindicações
Como sempre costumamos reforçar, qualquer tipo de alimento deve ser consumido com equilíbrio, pois o excesso pode causar efeitos colaterais. Para o açafrão a regra é a mesma. É uma raiz forte, que precisa ser consumida com cautela.
Em especial, o açafrão deve ser evitado por pessoas que têm problema de vesícula e cólica biliar. Nestes casos deve-se procurar um médico para saber qual a quantidade que pode ingerir.
Se você é uma pessoa com muitas alergias também deve ter cuidado ao provar o chá de açafrão. Beba um pouquinho e veja como se sente, para só depois tomar uma xícara inteira.
Gestantes e lactantes devem igualmente ter cuidado ao ingerir o açafrão, seja em chá ou como tempero. É importante conversar com o médico antes de consumir.
Dica: Faça também arroz com açafrão
Já que falamos tanto do uso do açafrão como tempero de comida, veja essa receita de arroz com açafrão no vídeo abaixo, que vai transformar o seu arroz simples em uma refeição especial: