O Ministério da Saúde abriu uma linha de WhatsApp para averiguar fake news, recebendo milhares de pedidos de confirmação. Entre eles, uma afirmação que é muito positiva e que pode ser usada em casa. Sim, o chá cicatrizante de goiaba e de pitanga são indicados e usados na rede pública de saúde.
A prática é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Valinhos e Universidade de São Paulo, através de sua voluntária Nilsa Wadt, doutora em plantas medicinais. Atualmente, a aplicação do chá é feita no atendimento ao pacientes do Serviço Especializado em Lesões Vasculares e Neuropáticas. O projeto nasceu em 2015 e vem colecionando casos de sucesso.
Com ação antimicrobiana e cicatrizante, o chá misto, comprovadamente, acelera em 40% a cura de feridas. Isso gera um retorno positivo tanto para a população, quanto para o sistema de saúde, que acaba economizando bastante. Isso apenas utilizando o que a sabedoria popular já está cansada de difundir. Veja como preparar o chá e utilizar em casa.
Chá cicatrizante de goiaba e pitanga
O chá de goiaba é excelente para tratar diarreia, problemas com colesterol ou fígado e diabetes. Além disso, tem ação antimicrobiana, analgésica e anti-inflamatória. Já o chá de pitanga também ajuda o intestino, quem tem diabetes, bem como controla a hipertensão. Obviamente, é analgésica, anti-inflamatória e ainda anti-bactericida.
Agora imagine uma combinação dos dois chás? E é exatamente isso o que o SUS está recomendando, desde com a devida orientação médica. Fáceis de encontrar, seja no quintal do vizinho ou na feira de domingo, essas folhas aceleram a cicatrização, reduzem a dor e as chances de inflamação. Veja como preparar e usar em casa.
Ingredientes
Folhas de goiaba: 10 unidades;
Folhas de pitanga: 10 unidades;
Água: 500 ml.
Modo de preparo
- Coloque as folhas bem higienizadas na água e leve ao fogo;
- Quando ferver, deixe por mais dois minutos;
- Abafe, desligue o fogo e espere esfriar;
- Quando estiver frio, coloque em um recipiente onde se possa deixar o local da ferida totalmente imerso;
- Deixe “de molho” por 20 minutos, seque bem com gaze e trate de forma convencional.
É fundamental que você pergunte para o seu médico se pode utilizar a infusão, pois cada tratamento é único. Além disso, existem diversos tipos de ferida, por motivos diferentes, não sendo recomendado para todos. Assim, sempre use medicamentos – mesmo que naturais – com orientação médica.
Outros chás cicatrizantes
Antes de pensar em chás cicatrizantes, é fundamental pensar em uma alimentação que favoreça esse processo. Lembre-se de que a cura não vem somente dos remédios aplicados na pele, mas também de dentro para fora. Então invista um tempinho e prepare refeições adequadas, feitas com alimentos cicatrizantes.
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, há muitas outras plantas que ajudam a tratar feridas. Com efeito cicatrizante, algumas são usadas como chás, além de outras formas. Conheça algumas delas e como usar, seja em forma de chá, pomada ou óleo.
- Chá de folha do cajueiro, pau-ferro, aroeira, calêndula, mastruço e erva de bicho.
- Cataplasma de babosa, colocando o gel sobre a ferida, deixando agir por 10 minutos, lavando e tratando em seguida.
- Creme de barbatimão ou de calêndula.
- Óleo de girassol.