O mundo dos chás é imenso, com uma diversidade praticamente infinita de plantas para conhecer. Mas, na verdade, todas as misturas de plantas com água devem ser chamadas de infusão. O verdadeiro chá é feito apenas da planta Camellia sinensis, da qual derivam o chá branco e o chá verde, o preto, o vermelho e o azul. Essa planta tem origem na China, terra do chá, mas existem plantações no Brasil, pois a terra e o clima locais colaboram.
Benefícios para a saúde
Os chás dessa planta possuem muitas propriedades em comum. O que muda entre eles é o tempo de colheita e o método de secagem das folhas. Dessa forma, algumas de suas propriedades químicas também são alteradas, então cada tipo de chá é recomendado para diferentes cuidados com a saúde. Veja quais são os benefícios do chá branco.
1. Aceleração do metabolismo
Quem está fazendo uma dieta de emagrecimento ou está modelando o corpo com exercícios, os alimentos termogênicos são uma boa pedida, nos momentos certos. No lanche pré-treino, por exemplo, é legal tomar algo estimulante, como esse chá que contém cafeína. Ele vai ajudar a acelerar o metabolismo, o que também aumenta a queima de calorias e dá mais energia.
2. Diurético
Os chá são bebidas diuréticas, pois estimulam a eliminação de líquidos em retidos no corpo, ao mesmo tempo em que estimulam a limpeza de toxinas paradas. Essas toxinas, quando não são eliminadas pelo suor, pela urina ou pelas fezes, fazem as células começarem a inflamar e dificultam o trabalho do sistema imunológico, o que também retarda o emagrecimento.
3. Oferece antioxidantes
O efeito antioxidante do chá branco é bem forte. Ele ajuda a tratar as células doentes no corpo e protege as que ainda estão sadias contra o ataque dos radicais livres. Assim, previne o envelhecimento precoce, processos inflamatórios e até doenças crônicas.
4. Cuida da saúde bucal
Junto com os cuidados diários com os dentes, você pode tomar uma xícara ao dia, depois de uma refeição, pois ele ajuda a reduzir o risco de cáries e placas.
5. Controle da saúde cardiovascular
Quando se fala em saúde cardiovascular está envolvida a pressão, o colesterol e o ritmo cardíaco. Ele contém flavonoides que ajudam a equilibrar a pressão, o que faz reduzir o risco de infarto, derrame, entupimento das artérias e aterosclerose.
Como fazer
É preciso ter cuidado na hora de deixar as folhas de chá em infusão com a água quente. Se deixar por tempo demais ou se a água estiver fervendo, as folhas irão perder muitas propriedades.
O jeito certo de preparar o chá branco é misturando 1 colher rasa de folhas desidratadas em uma xícara de água quente a uns 70ºC ou 80ºC. Não pode deixar a água ferver. Depois as folhas ficam em infusão por 4 ou 5 minutos. Então deve-se coar e beber, evitando guardar para outra hora. A cada vez que for tomar, faça um chá fresco.
Como e quando tomar
Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente, até mesmo inesperada. Então, comece devagar, com uma xícara por dia e controlando o que come. Assim conseguirá notar o efeito do chá no seu organismo. Depois pode ir aumentando a dose gradualmente. Tome duas, depois três e até quatro xícaras ao dia.
Você pode tomar o chá logo pela manhã, outra xícara no meio da manhã e outra no meio da tarde ou depois do almoço. Evite tomar à noite, pois a cafeína pode atrapalhar o seu sono. Esse é um chá que pode ser usado para a manutenção da saúde, não apenas quando estiver doente.
Se perceber qualquer reação estranha, procure um médico. Para obter um melhor efeito, o consumo do chá branco deve estar associado um estilo de vida saudável.
Gostou da ideia de começar a tomar chás? Se você adora esse universo, veja quais utensílios precisa para fazer chá do jeito profissional e como se faz, em vídeo:
Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer