A cerveja é considerada uma bebida recreativa e, por isso, não pensamos nela associada a uma alimentação saudável. Mas, e se existisse uma cerveja sem álcool, enriquecida com vitamina D, você incluiria na sua dieta? A cerveja com vitamina D existe, e foi criada pela Ambev.
De acordo com a cervejaria que teve essa ideia, sua Corona Sunbrew é uma cerveja sem álcool, que contém 70 calorias por garrafa e 30% da necessidade de vitamina D que uma pessoa precisa por dia.
Tomar cerveja com vitamina D faz diferença na saúde?
Sim, faz. Mas, temos que ter em mente que a cerveja não se transforma em uma bebida saudável para ficar tomando todos os dias, só porque foi adicionada uma quantidade de vitamina D na sua composição.
De fato, a vitamina D é muito importante para o organismo, auxiliando na saúde dos ossos, fortalecendo o sistema imune, prevenindo doenças e melhorando a concentração. Só que a maior quantidade dessa vitamina deve ser absorvida através de banhos de sol diários.
Isso porque, de 10 a 20% da sua necessidade diária de vitamina D é obtida por meio da dieta. Os demais 80% a 90% necessários para a boa saúde vêm da exposição à luz dos raios ultravioletas (UV) do sol.
Então, é mais importante você tomar 20 minutos de sol todos os dias do que tomar uma cerveja com vitamina D. A cerveja pode ser um complemento, mas de forma alguma é necessária para um estilo de vida saudável.
Vendo pelo lado positivo, nos seus momentos de lazer é melhor que você tome essa cerveja enriquecida com vitamina do que tome refrigerantes ou outras cervejas com álcool, que não têm adição de vitaminas e são mais calóricas.
Quais alimentos são fonte de vitamina D?
Como você viu, a maior parte da vitamina D que devemos absorver vem dos raios do sol. A quantidade restante pode vir, um pouco, da cerveja com essa vitamina, mas no dia a dia é preferível você absorver essa vitamina por meio de alimentos como:
- Cereais enriquecidos;
- Cogumelos cultivados sob a luz do sol;
- Gema de ovo;
- Leite e seus derivados enriquecidos com vitamina D (iogurte, manteiga, queijo);
- Óleo de fígado de peixe;
- Peixes gordurosos como salmão (selvagem), atum, sardinha
Veja também: 5 doenças causadas pela falta de vitamina D