Existem diferentes métodos para fazer depilação no corpo todo. O mais comum e prático é com a lâmina, mas tem o malefício de durar só por um ou dois dias, além de muitas vezes deixar pequenos cortes. Outro método muito usado nos salões é a depilação com cera que arranca os pelos na raiz, fazendo o resultado durar mais tempo. Mas nem sempre dá para investir nesse tipo. Então, a solução é aprender a fazer cera caseira.
Veja também: tipos de depilação, suas vantagens e desvantagens
Receitas de cera caseira
Usando ingredientes da sua cozinha, pode fazer receitinhas bem simples, eficientes e seguras de cera caseira para gastar bem menos com a sua depilação. Veja o que vai precisar.
1. Com açúcar e limão
Essa receita leva só 3 ingredientes e funciona de verdade, vale a pena fazer o teste. De preferência, espere os pelos estarem em um tamanho maior para garantir um melhor resultado.
Ingredientes
Açúcar refinado: 4 xícaras;
Suco de limão puro: 150 ml;
Água: 3 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Leve ao fogo médio uma panela com a água e o açúcar;
- Fique mexendo até o açúcar derreter e vá adicionando o suco de limão, sempre mexendo;
- Quando estiver com aparência de caramelo e um pouco mais espesso, está pronto. Depois é só aplicar, ainda morno.
2. Cera com mel
Essa receita leva os mesmos ingredientes da versão anterior, mas adiciona-se também o mel que ajuda na consistência e contribui com a hidratação da pele.
Ingredientes
Açúcar: 500 gramas;
Mel puro: 1 colher (sobremesa);
Limão: suco e 1 unidade;
Água: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre;
- Em seguida, adicione o mel, sempre mexendo, até criar uma calda espessa;
- Quando a calda estiver no ponto, mais grossinha, acrescente metade do suco de limão e continue mexendo até levantar fervura;
- Adicione a outra metade do limão e, depois, a água;
- Retire a panela do fogo e deixe esfriar por cinco minutos. Coloque a cera em um pote de vidro.
Cuidados a ter
O limão é um ingrediente que faz a pele manchar se entrar em contato com a luz do sol. Então, faça essa depilação sempre à noite, quando for passar boas horas sem pegar sol, e enxague muito bem quando terminar de depilar.
Lembre-se que como vai arrancar os pelos na raiz, os poros vão ficar expostos. Então, capriche na higiene de todos os materiais que for usar.
Ao final, se a pele estiver muito sensível, aplique um creme ou óleo de camomila, aloe vera ou outra planta calmante que também vai deixar a pele bem cheirosa e macia, se recuperando do processo.
Para aplicar e puxar a cera sem precisar comprar as folhas usadas na depiladora, lave e recorte em retângulos um pacote de leite ou de iogurte.