Menu

Celulares pré-pagos não cadastrados estão bloqueados no Brasil

O seu celular parou de funcionar? Entenda o que houve e como resolver esse problema

Crédito: Pxhere

Publicidade

Parte da rotina de milhares de brasileiros, os celulares pré-pagos não cadastrados estão sendo bloqueados em todo o país. Apesar de grande parte das pessoas já ter feito o cadastramento, parte está sofrendo o bloqueio. Entenda o porquê e saiba como resolver a situação.

Um projeto realizado em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e empresas de telefonia está buscando cadastrar todos os celulares pré-pagos do país. De acordo Anatel, o objetivo é “evitar registros com nomes indevidos e, portanto, a ocorrência de fraudes, proporcionando mais segurança aos consumidores”.

A operação tem três fases principais. Na primeira, foram bloqueados os celulares do estado de Goiás, com um grande sucesso. Foram regularizados 50% dos telefones que estavam com o cadastro incompleto.

Veja também: como tirar risco da tela do celular

Depois disso, veio a segunda fase, que encerrou no dia 15 de novembro, abrangendo também o Distrito Federal, Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins.

Publicidade

A terceira fase começou dia 18 de novembro e inclui os seguintes estados: Alagoas, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. A quarta etapa está ainda em desenvolvimento, que envolve um site (em construção) para verificar quais contas pré-pagas estão em seu nome.

O que fazer com celulares pré-pagos bloqueados

Se você tem um dos celulares que foram bloqueados por erro cadastral, não se preocupe. A solução é simples e não requer muito esforço, precisando somente de alguns dados pessoais para finalizar. Para isso, basta fazer o recadastramento nos canais de atendimento da sua operadora de telefonia. Veja a lista de sites e telefones para recadastramento de cada uma:

Pode também ser feito nas lojas e pontos de atendimento das operadoras de telefonia, bastando levar um comprovante de endereço, CPF e carteira de identidade. Se for uma Pessoa Jurídica, tem que levar também o CNPJ. No caso de estrangeiros, o cadastramento só pode ser feito nas lojas, apresentando o passaporte, já que não têm CPF.

Por mais que cause algum transtorno temporariamente, essas são medidas importantes para reduzir a quantidade de golpes e crimes. Isso porque as chances de que um golpista coloque seus dados em um banco de dados são ínfimas, ajudando assim a reduzir as mensagens maliciosas e indesejadas.

Publicidade
Sair da versão mobile