Muitos estudos têm sido realizados ao longo dos anos, para avaliar qual é o impacto da radiação emitida pelo celular na nossa saúde.
Estudos associam o celular ao câncer
Segundo a Dra. Devra Davis, que não acreditava que os celulares fossem perigosos e resolveu tirar a limpo, o celular além de perigoso para a saúde como um todo e alterar a estrutura do DNA, pode levar a morte.
Um dos casos estudados foi o de uma paciente, que não tinha predisposição genética nem fatores ambientais ou alimentares que pudessem desencadear o câncer. Ela foi diagnosticada com a doença, exatamente onde costumava guardar o celular, entre os seios.
A revista estadunidense Environmental Health Trust documentou o caso. Os médicos afirmaram que o câncer se desenvolveu exatamente no local onde recebia maior radiação, tornando a tese muito forte.
O caso ainda é uma incógnita para os médicos, mas as sincronicidades são tão fortes que eles afirmaram se sentir na obrigação de alertar as pessoas para que parem de colocar o celular em bolsos de calças ou camisas.
Outro estudo, dessa vez de pesquisadores da Universidade de Exter, no Reino Unido, afirma que se o homem deixar o celular no bolso da calça com frequência, pode causar infertilidade, através do enfraquecimento dos espermas.
Das 1.492 amostras de esperma doado, as que ficaram expostas à radiação do celular tiveram uma mortalidade de 8%. Outro risco associado ao hábito de colocar celular no bolso é o aquecimento da região do testículo, o que, além de reduzir a vida útil dos espermas, pode tornar o meio menos propício para a reprodução.
Pesquisadores suecos provaram que o uso de aparelhos celulares por um longo período de tempo, pode causar tumores no cérebro, aumentando em 240% o risco.
Dos 2.200 pacientes estudados, portadores de câncer e 2.200 saudáveis, observou-se que os primeiros tinham características de utilização parecidas, com relação ao tempo de uso e relação lado do tumor.
Se calcularmos o tempo que passamos usando o aparelho ou com o ele ao nosso lado, inclusive ao dormir, observamos que devemos sim prestar mais atenção aos resultados dessas pesquisas.
Além desses, há uma infinidade de estudos que comprovam a relação entre doenças e o uso do celular. Cabe a você buscar formas de minimizar seu impacto nocivo no dia a dia.
Como reduzir o impacto
Alguma medidas podem ser tomadas para reduzir o impacto da radiação do celular sobre você.
- Não coloque o celular diretamente no ouvido, use o fone
- Evite utilizar em locais fechados como carro ou elevadores
- Não utilize apps que prometem reduzir a radiação, eles têm efeito contrário
- Prefira enviar mensagens a fazer ligações
- Gestantes devem deixar o celular sempre afastado da barriga
- Homens devem deixar o celular sempre afastado do bolso
- Mulheres não devem carregar o aparelho no sutiã
- Se deixar no bolso for a única opção, deixe o lado do teclado para junto do seu corpo
- Nunca durma com o aparelho ligado e perto de você
O próprio Dr Laír Ribeiro faz um associação severa entre forno microondas e celular. Veja no vídeo abaixo: