Assim como os computadores, os aparelhos celulares também esquentam quando estão processando muitos dados. Mas eles não possuem os ventiladores internos que os computadores têm. Além do mais, as causas do calor excessivo variam. Veja agora quais são as principais para identificar o que pode estar fazendo o seu celular esquentar.
1. Elimine aplicativos não usados
Quanto mais leve estiver o seu celular, no sentido de poucos aplicativos instalados, melhor será o processamento e o rendimento da bateria. Assim, o aquecimento será menor, pois o aparelho faz menos esforço para funcionar. Desinstale todos os aplicativos que não usa com frequência.
2. Ambiente arejado
Quando precisar usar o aparelho para uma atividade que vai exigir bastante do processamento, da memória e da bateria do aparelho, procure ficar em um local bem arejado, longe do sol, para ajudar a ventilar o aparelho.
3. Evite deixar o celular em locais fechados
Mesmo sem usar o celular, é bom deixá-lo em locais mais frescos e arejados do que o seu bolso ou uma bolsa fechada.
4. Não use fundos de tela animados
Quanto mais coisas “animadas”, ou seja, que se mexem, na sua tela, tipo gifs, mais o celular vai precisar se manter processando informações e, com isso, aquecendo. Se quiser reduzir ao mínimo, use um fundo de tela todo preto mesmo.
5. Desative notificações de aplicativos
Se você não se importa em deixar de ficar recebendo notificações a todo instante, é melhor desabilitar essa função do seu aparelho. Muitas vezes esse recurso procura dados online e realiza uma verificação constante de novas informações, e isso consome energia e processamento, fazendo o aparelho aquecer.
6. Reduza o brilho da tela
Quanto menos clara estiver a sua tela, menos energia o celular vai gastar com essa função. É claro que, dependendo da situação, uma tela bem clara é necessária. Mas, quando não for, regule-a para ficar com pouco brilho.
7. Desative o bluetooth
A função bluetooth força o aparelho a ficar emitindo sinal o tempo todo. Se você não estiver usando essa função, desative-a.
8. Desativar o tipo de internet
O mesmo vale para quando você estiver usando só wi-fi ou só 3G. Quando estiver usando um, desative o outro. Quanto mais coisas ativadas ao mesmo tempo, mais você vai forçar seu aparelho a gastar energia e a esquentar.
9. Cuidado com as capinhas
As capinhas para celular têm seus benefícios, mas também podem ser vilãs. Vários modelos impedem a liberação de calor necessária para que o aparelho esfrie. Com isso, ele pode subir muito a temperatura e até desligar. Quando estiver usando algo que exige muito processamento, como um jogo, procure tirar a capinha.
10. Carregador não oficial
Já percebeu que quando você usa um carregador que não é o oficial do seu aparelho, ele pode demorar mais para completar a carga? É por isso também que usar carregadores não oficiais pode fazer o aparelho aquecer mais.
Veja também: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa