Já falamos aqui, em outras matérias, sobre situações em que o aparelho celular explodiu e matou pessoas ou deixou feridos.
Isso pode acontecer enquanto o celular está carregando ou mesmo quando é deixado embaixo do travesseiro, das cobertas e outras possíveis causas de superaquecimento do aparelho.
Então, como prevenir é sempre melhor do que remediar, não custa alertar mais uma vez para o risco de dormir com o celular embaixo do travesseiro.
Veja também: Bebê que brincava com celular morre eletrocutada
Prevenir o superaquecimento do celular é o melhor a fazer
Em entrevista para UOL Tilt, John Paul Hempel Lima, professor de engenharia elétrica e biomédica da PUC-SP, explica que os riscos de choque, explosão da bateria e do aparelho pegar fogo são moderados, mas não podem ser descartados.
“É claro que falamos de uma porcentagem muito pequena dos casos. Tanto é que muitos fazem isso e não acontece nada. Ainda assim, não é recomendável”.
Apesar de acontecer raramente, esse tipo de problema com o celular costuma resultar em acidentes graves. Quando a pessoa sobrevive, pode ficar com sequelas permanentes, como surdez ou cegueira, além de queimaduras.
Aproveite e veja: Aplicativo para recarregar celular rápido funciona?
Os cuidados são simples
A regra de nunca deixar o celular embaixo do travesseiro ou da coberta quando for dormir vale principalmente se o aparelho estiver conectado na tomada.
Quando o celular inicia o seu processo de recarga de bateria, ocorre um processo eletroquímico que leva o aparelho a uma reação exotérmica, gerando calor no seu exterior.
Mesmo que o celular não esteja carregando, o melhor é deixá-lo ao lado da cama, seja no chão ou na mesinha de cabeceira, onde ele possa ventilar e evitar o aquecimento excessivo.
E essa dica também vale para quem usa laptop na cama, já que os computadores portáteis aquecem facilmente quando a parte de baixo está sendo abafada pelas cobertas.
Mantenha seu computador bem ventilado na parte de baixo, pois é onde geralmente ficam as ventoinhas de resfriamento do aparelho.
Veja também: Backup do celular: veja como fazer cópia dos arquivos mais importantes
Fonte: UOL Tilt