Todo mundo sabe que não deve deixar o aparelho celular exposto ao sol ou entrar em contato com a água. Mas acidentes acontecem, então, o jeito é saber o que fazer se o seu celular caiu na água. Veja essas dicas que podem salvar o seu aparelho, evitando a perda total.
Veja também: para que serve a função de emergência do celular?
4 Dicas para recuperar celular que caiu na água
Basicamente, as dicas consistem em secar o aparelho o quanto antes e da forma mais eficiente, pois o que pode acontecer é a oxidação dos componentes. A placa interna do aparelho é o item que mais sofre no contato com a água, diferente da tela, que muita gente pensa em salvar primeiro. Então, faça o seguinte:
1. Desmonte todo o aparelho
A primeira atitude que deve tomar assim que retirar o celular da água é desmontá-lo o máximo possível. Nada de tentar ligar o aparelho, somente desmonte-o. Separe os chips, o cartão micro SD e a bateria, se for possível. É importante retirar a bateria, se o seu celular permitir, pois a emissão elétrica dela no aparelho pode corroer os circuitos e aí não vai ter salvação.
2. Seque todos os componentes
Assim que tiver desmontado ao máximo o seu aparelho, com atenção para saber montar de novo depois, coloque cada pecinha sobre uma toalha seca e limpa. Pegue outra toalha ou um paninho de tecido bem absorvente, também pode ser papel-toalha, e vá secando um por um, dando batidinhas para sair o excesso de água.
3. Deixe no arroz
A dica mais popular que se ouve por aí se o celular caiu na água é colocá-lo em um pote com arroz cru. De fato, faz sentido. Depois de já ter secado cada peça, coloque-as com cuidado enterradas em um pote cheio de arroz cru. Deixe por pelo menos 24 horas lá. Depois remonte o aparelho.
4. Leve para uma assistência técnica
Mesmo que você tenha conseguido secar o seu celular com as dicas acima e ele tenha voltado a funcionar, ainda assim vale a pena levá-lo a uma assistência técnica para fazer uma desoxidação profissional. Assim você evita ser pego de surpresa em um dia qualquer quando o seu aparelho resolver parar de funcionar de uma vez por todas, pois ainda haviam restado pequenas gotículas de água que ficaram oxidando os componentes.
O que não fazer se o celular caiu na água?
Muitas dicas populares não são recomendadas porque podem danificar o seu aparelho. Então, veja o que NÃO FAZER se o celular caiu na água:
- Tentar ligar o aparelho antes de desmontar e secar as peças;
- Usar o ar quente do secador de cabelo;
- Secar com aspirador de pó;
- Secar ao sol.
O excesso de calor pode danificar as peças, da mesma forma que o excesso de água. Então o melhor é mesmo secar com um pano e depois no arroz, finalizando com a assistência técnica para fazer a desoxidação.
Veja também: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa