Menu

Vertigem: saiba o que é e por que acontece

Se você já sentiu tudo girando à sua volta, mas estava parado, você já teve vertigem. Veja quais são as causas.

Publicidade

Pode ser que você já tenha tido uma vertigem como uma situação isolada e não deu importância. Talvez nem sabia que se tratava disso. A vertigem é uma sensação de tontura acompanhada de uma ilusão ótica de movimento, como um giro.

Se a vertigem acontece raramente, em situações que podem causar tontura, como olhar para baixo em um local muito alto, ler um livro com o carro em movimento, olhar para fora do trem em alta velocidade, não precisa ser motivo de preocupação.

Mas se acontece com mais frequência, ela pode estar ligada algum problema em duas partes do seu corpo:

1. Ao seu sistema nervoso central, que é responsável por controlar os movimentos dos músculos, os pensamentos e enviar estímulos sensoriais ao cérebro;

Publicidade

2. Ao seu labirinto, que fica dentro do ouvido e é responsável por manter seu corpo em equilíbrio e com noção de espaço para você conseguir caminhar em linha reta ou andar de bicicleta, por exemplo.

Quando a vertigem acontece por causa do sistema nervoso, ela pode estar associada às seguintes doenças:

  • Neurite acústica: acontece quando existe um tumor crescendo no nervo craniano do ouvido e aos poucos ele empurra outros nervos, causando vertigem, perda de audição, dor de cabeça e paralisia facial.
  • Enxaqueca: por ser um tipo de dor de cabeça muito forte, a enxaqueca pode causar vertigem, além de dor nos olhos, náuseas e vômito, que normalmente acompanham a tontura.
  • Esclerose múltipla: esta doença é a inflamação da camada protetora das células nervosas que resulta em problemas de visão, coordenação muscular e vertigem.

Quando a vertigem acontece por causa do ouvido, pode estar associada às seguintes doenças:

  • Labirintite: é a inflamação no labirinto, citado anteriormente como responsável pelo equilíbrio e formado também por órgãos auditivos, por isso, pode causar tanto vertigem quanto problemas de audição.
  • Vertigem posicional paroxística benigna: acontece quando partículas do ouvido se deslocam para outro local que fica sensível à gravidade, causando vertigem.
  • Doença de meniere: é uma produção anormal de um fluido no ouvido que se acumula e pode causar vertigem e problema de audição.

Por ter causas muito variadas, é fundamental que procure um médico ao perceber que a vertigem é recorrente. Os tratamentos vão depender do diagnóstico profissional.

DICA PARA LIMPAR O OUVIDO

Como a vertigem está relacionada ao ouvido, é interessante esclarecer um erro que muitas pessoas cometem: limpar o ouvido com haste de algodão. Esse hábito pode ser perigoso, saiba por que no vídeo abaixo:

Leave a Reply

Sair da versão mobile