Entender melhor o seu ciclo menstrual, quando e como ele ocorre, é fundamental para saber identificar se a saúde do seu sistema reprodutor está bem. Muitas mulheres têm dúvidas quanto à menstruação escura.
Ela pode ocorrer em diferentes momentos, fora do período menstrual, e muitas vezes não parece ser normal. Saiba o que o seu corpo quer avisar quando ocorre esse tipo de sangramento.
Causas das menstruação escura
A menstruação escura, popularmente chamada de borra de café, é chamada pelos ginecologistas de escape menstrual. Ela costuma ser escura e escassa, em pouca quantidade, e pode durar vários dias.
De modo geral, esse escape é normal, pois é comum ocorrer alguns dias antes ou depois da menstruação e não é incomum que ocorra fora desse período também. Porém, dependendo da situação, pode ser um aviso do organismo para algum problema que deve ser investigado mais a fundo pelo seu médico, tal como:
Falhar no horário da pílula
A primeira razão, menos preocupante, para ocorrer a menstruação escura e escassa, tipo borra de café, é esquecer de tomar a pílula anticoncepcional no horário correto. O sangramento pode ocorrer alguns dias depois do esquecimento.
Então se você toma pílula, o primeiro passo é lembrar se deixou de tomar ou tomou em horário diferente nos últimos dias. Se for esse o caso, só precisa continuar tomando a cartela normalmente que logo o sangramento irá parar.
Infecções vaginais
Outro fator que pode causar o escape menstrual são inflamações do colo do útero ou da vagina desencadeadas por fungos ou bactérias, como no caso da vaginose bacteriana. Ao inflamar o colo do útero, pode haver essa liberação do sangue que estava preso lá dentro por causas naturais e acabou ficando mais escuro.
Alterações hormonais
Nem sempre a causa da menstruação escurecida está ligada somente e diretamente aos órgãos reprodutores. Pode também ocorrer por causa de alterações das glândulas tireoides, que ficam na garganta, mas são responsáveis por uma série de funções que se relacionam com o sistema reprodutor.
Então, se você já tem um diagnóstico de problemas na tireoide, pode desconfiar que essa seja a causa da menstruação escura. Mesmo assim é recomendado procurar o ginecologista para saber se houve alguma alteração hormonal diferente do que já estava havendo.
Cistos ovarianos, miomas ou pólipos no útero
Tanto os cistos no ovários quanto os miomas, que são tumores no músculo do útero, bem como os pólipos, que são carnes esponjosas localizadas no colo do útero, podem fazer a mulher ter o escape menstrual. Isso porque eles são machucados internos que inflamam e fazer sangrar.
Feridas no colo do útero
As feridas no colo do útero, que não são o mesmo que cistos, miomas ou pólipos, são outra causa da menstruação escura e precisam ser tratadas pelo ginecologista.
Alteração da absorção da pílula
O escape menstrual também pode ocorrer no caso da pílula anticoncepcional não ter sido absorvida pelo organismo. Como por exemplo, caso a mulher esteja com diarreia, pois assim o organismo irá expelir a pílula antes da sua absorção completa.
Outro fator de não absorção é no caso de estar tomando alguma outra medicação que possa cortar o efeito da pílula.
Alterações emocionais
Não apenas as alterações hormonais podem ser responsáveis pelo escape menstrual, mas também, as mudanças emocionais, que de certa forma acabam estando relacionadas.
Se a mulher está vivendo um período de alto estresse ou mudanças constantes e intensas do seu estado emocional, pode gerar uma alteração na estrutura uterina e, com isso, liberar a menstruação escura.
Gravidez
Nas primeiras semanas de gravidez é muito comum ocorrer um sangramento que pode ser mais claro ou escuro. Ele ocorre porque tem relação com o momento em que o embrião de fixa nas paredes do útero.
Se o sangramento ocorrer após alguns meses ou vier junto com outros sintomas, como dores, tontura e fraqueza, é importante ir ao ginecologista com urgência.
Menopausa
Na fase do climatério, que ocorre alguns anos antes de a mulher entrar efetivamente na menopausa, a menstruação vai ficando mais escassa devido a redução na produção do hormônio progesterona. Com isso, podem ocorrer situações de menstruação escura com mais frequência.
Endometriose
A endometriose, que ocorre quando o tecido do endométrio cresce fora do útero da mulher, causa dores na região pélvica e também pode gerar o escape menstrual.
O que fazer em caso de menstruação escura?
Se você perceber que esse escape menstrual escuro é algo novo no seu organismo, ocorre por mais de 3 dias, ou mesmo se estiver acontecendo há mais meses, é recomendado procurar seu ginecologista. Faça isso mesmo que não tenha outros sintomas.
Mas especialmente se tiver outros sintomas, como dor, mau cheiro no sangue ou qualquer tipo de desconforto na região pélvica, deverá procurar seu médico o quanto antes. Assim, se for o caso de uma infecção por fungos ou bactérias, além de outras doenças, o tratamento será feito para eliminar todos os sintomas e curá-la.
Também pode te interessar: Limão corta a menstruação – mito ou verdade?