A glândula tireoide é um órgão bem pequenino, em formato de borboleta, e pesa menos de 20 gramas. Porém é muito poderosa, pois regula hormônios importantes para várias funções no organismo. Mais comum em mulheres do que em homens, as alterações desta glândula resulta em 2 doenças: hipotireoidismo e hipertireoidismo. Saiba mais.
Veja quais são os principais sintomas do hipotireoidismo e hipertireoidismo
O hipotireoidismo acontece quando a glândula está com a função diminuída, mais lenta, com uma produção menos eficiente dos hormônios. Os principais sintomas são: cansaço, falta de concentração, quadro depressivo, dores musculares, pele seca, ganho de peso, queda de cabelo, sono constante e sensibilidade a temperaturas frias.
No hipertiroidismo acontece o contrário, a tireóide esta com um funcionamento acima do normal, muito acelerado. Os sintomas também são bastante incômodos: diarreia, ansiedade e nervosismo, suor intenso, perda de peso, insônia persistente e muita sensibilidade ao calor.
A causa para estas alterações na tireóide não são bem conhecidas, mas algumas precauções podem ajudar na regulação desta glândula:
- Alimentação adequada
Ideal para cuidar da sua saúde como um todo. Neste caso, especificamente deve consumir alimentos ricos em iodo como peixes, e algas. O selênio também é muito importante para a saúde desta glândula e pode ser encontrado na castanha-do-pará, salmão e semente de girassol.
Evite o excesso de doces, açúcar e alimentos processados, como biscoitos, salgadinhos, bolachas, bolos etc.
- Suplementos nutricionais
Consulte um nutricionista para verificar se precisa tomar algum suplemento para alcançar as recomendações de vitaminas e minerais.
- Atividade física
A prática de atividade física regula a função da tireoide, equilibrando a produção de hormônios e ajudando a prevenir alterações nesta glândula.
- Ansiedade e estresse
Muito estresse provoca alterações na glândula adrenal, que desencadeia problemas na tireoide. Encontre atividades de lazer que aliviem a tensão, como dança, ioga, desenho, canto, jardinagem…mantenha o estresse longe de você.
Caso sofra de hipo ou hipertereoidismo, as receitas abaixo ajudarão a recuperar o equilíbrio graças aos ingredientes ricos em iodo e minerais fundamentais para a tireóide.
Suco de Algas para para hipotireoidismo
Ingredientes
- 1 folha de alga desidratada (vende-se em lojas de alimentos naturais ou alimentos japoneses)
- 1 folha de acelga
- 2 laranjas
- 1 pêssego
Modo de Fazer
- Hidrate a alga em um pires com água.
- Retire a água e reserve a alga.
- Extraia o suco da laranja.
- Agora basta bater todos os ingredientes no liquidificador.
- Coe e beba três vezes por dia, nos lanches intermediários.
Suco de Repolho pra Hipertereoidismo
Ingredientes
- 3 folhas grandes de repolho
- 1 pera
- 200 mL de água
Modo de Fazer
- Bata todos os ingredientes no liquidificador.
- Coa e beba imediatamente.
Assista o vídeo abaixo e não tenha mais dúvidas quanto ao hipotireoidismo e hipertireoidismo.