O sangramento no nariz, também chamado de epistaxe, pode ser algo apavorante. Geralmente, no entanto, não é sintoma de problemas muito graves. Por outro lado, as hemorragias nasais podem ser consideradas como algo grave quando passam a acontecer frequentemente.
O que fazer em caso de sangramento no nariz
A primeira coisa que deve-se fazer é aplicar um lenço na região. Depois, incline a cabeça para frente e pressione as narinas, sem força extrema, por cerca de dez minutos. Ajuda se pressionar a narina em direção ao septo.
Passado o tempo, verifique se o sangramento cessou. Se não, volte a pressionar. Caso tenha cessado, limpe o nariz, as entradas das narinas e a boca, se for necessário. Evite fazer muita força na região. Atenção: se você é hipertenso, o sangramento pode demorar mais para cessar.
Causas
As narinas são compostas por mucosas, além de conter muitos vasos sanguíneos pequeninos. Durante a respiração, o fluxo de ar pode vir a irritar e a danificar a superfície, causando o sangramento.
Outras causas podem estar associadas a esse problema. Algumas são comuns, do dia a dia, enquanto outras são mais graves. Veja:
- Sinusite;
- Alergias;
- Exposição a químicos;
- Uso de drogas;
- Uso de spays nasais;
- Resfriados;
- Cutucar o nariz;
- Ar seco;
- Rinite;
- Ingestão de álcool;
- Hemofilia;
- Leucemia;
- Tumor nasal.
Sangramento nasal na gravidez é normal?
Durante a gravidez, os hormônios podem fazer com que os vasos sanguíneos se dilatem e, assim, ocorrer sangramento no nariz. Se você estiver submetida a ambientes muito secos ou estiver com a respiração sobrecarregada devido a alguma doença respiratória, o sangramento também pode vir a ocorrer irritando o tecido mucoso das narinas.
A causa, portanto, pode não ser grave. Se houver persistência, deve-se sempre consultar um médico para que o profissional realize o diagnóstico e efetue um tratamento.
Sangramento no nariz das crianças é sinal de doença?
Sangramentos nasais em crianças podem ser pavorosos, mas geralmente não são graves. O tecido mucoso das narinas pode ficar irritado devido às mesmas causas de um adulto. Em crianças geralmente são devido ao ar seco, a cutucar o nariz ou a doenças respiratórias.
Caso isso aconteça, curve o corpo da criança para frente para que ela não engula o sangue e ele possa sair pelas narinas. Com a ajuda de um lenço, pressione o nariz em direção ao septo e não aplique força demais. Aperte levemente o nariz dos dois lados, entre o polegar e o dedo indicador. Após alguns minutos, verifique se o sangramento cessou.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre o assunto: