Existem inúmeros fatores que fazem com que a queda de cabelo apareça. Por mais que se tenha cuidados com os fios, muitas vezes eles começam a cair em velocidade maior do que a natural, trazendo grande preocupação. É preciso saber avaliar todos os aspectos da sua vida para ter ideia de onde pode estar a resposta.
Queda de cabelo – o que pode ocasionar esse mal?
Quando você percebe que o seu cabelo está caindo muito mais do que o normal, não necessariamente o problema vem do couro cabeludo. Na maior parte dos casos, a queda de cabelo é um sintoma de outro problema de saúde que está prejudicando o ciclo saudável de nascimento, crescimento e queda dos fios. Veja quais são as principais causas.
1. Estresse
Uma das principais razões para a queda de cabelo atualmente é o estresse. A ansiedade, estar sob pressão, extremamente preocupado, atordoado, sem tempo, em situações pessoais ou profissionais difíceis, favorece a queda do cabelo. É preciso identificar e eliminar aquilo que está provocando o estresse para que a queda pare.
2. Medicamentos
Alguns anticoncepcionais, antidepressivos e outros medicamentos têm como efeito colateral a queda de cabelo. Se você notou que o seu cabelo começou a cair mais depois de começar a tomar um novo medicamento, procure o seu médico e informe-o sobre este efeito secundário. É possível testar novas fórmulas que não provoquem este problema.
Veja também: Mulher ficou careca depois de colocar DIU
3. Sistema imunológico debilitado
Se o seu sistema imunológico não está forte, você percebe que fica doente com facilidade e pode notar uma queda acentuada do cabelo. O corpo fraco e, com pouca defesa, não consegue nutrir bem os fios, por isso é importante que você visite o seu médico e faça exames para determinar a causa do enfraquecimento e os tratamentos que você precisa fazer para reforçar seu sistema de defesa do corpo.
4. Excesso de química
Alguns tratamentos e procedimentos capilares são muito agressivos, como descoloração e alisamentos químicos. Se você abusa desses produtos e não faz uma reposição de nutrientes, o cabelo pode sofrer sérios danos, inclusive uma queda acentuada por estar muito fraco. Tome cuidado com os tratamentos químicos, faça com cautela e sempre em conjunto com um cronograma capilar.
5. Disfunções na tireoide
Quando uma pessoa está com a glândula tireoide desregulada, o corpo inteiro muda de ritmo. Quando é hipotireoidismo, tudo fica mais lento; quando é hipertireoidismo, tudo fica mais acelerado. Então, o cabelo sofre demorando demais para voltar a crescer ou caindo muito rápido, antes da hora.
6. Síndrome dos Ovários Policísticos
Essa síndrome que afeta muitas mulheres gera o aumento da produção do hormônio testosterona, principal hormônio masculino e um dos responsáveis pela calvície. Apesar de todos os demais sintomas que essa síndrome provoca, a queda acentuada de cabelo é um dos que mais afeta a autoestima das mulheres.
7. Micoses e inflamações do couro cabeludo
Quando o couro cabeludo é afetado por algum processo inflamatório ou micose, causada por fungos, o cabelo perde a sua estabilidade, fica fraco e cai antes do previsto no seu ciclo natural. Nesses tipos de problemas geralmente ocorrem sintomas como coceira no couro cabeludo, vermelhidão e descamação.
8. Alimentação deficiente
Qualquer parte do corpo precisa receber uma quantidade equilibrada de nutrientes todos os dias para se manter saudável, e isso inclui o cabelo. Se a sua alimentação está deficiente, seja porque você tem maus hábitos alimentares ou porque alguma doença o está impedindo de se alimentar direito, essa poderá ser a causa da queda acentuada de cabelo. Aliás, mesmo se alimentando bem, algumas doenças impedem a absorção de nutrientes, levando ao mesmo sintoma.
9. Problemas vasculares
Para que os nutrientes da sua alimentação cheguem ao seu couro cabeludo e faça os fios de cabelo crescerem fortes e saudáveis, é necessário que a sua circulação sanguínea esteja funcionando perfeitamente. É o sangue que leva os nutrientes e o oxigênio para todas as partes do corpo. Logo, quando existe alguma deficiência na circulação, o cabelo pode ser afetado.
O que fazer para tratar?
Em todos os casos, o recomendado é que você consulte um médico para descobrir a verdadeira causa da queda de cabelo. Se não tiver ideia de qual pode ser o motivo, o ideal é consultar um dermatologista ou um tricologista que são os especialistas em cabelo. Somente com um diagnóstico será possível descobrir se existe cura para o problema e qual o melhor tratamento.