Se você gosta de incluir vegetais verde-escuros nas suas refeições, já deve ter ouvido falar da catalonha. Talvez até tenha comido achando que fosse chicória, pois são muito parecidas.
A catalonha é uma prima da chicória, tanto que seu nome científico é Chicorium intybus. O que elas têm de diferente entre si são o tom de verde e o formato das folhas, e o amargor da catalonha é descrito como mais intenso.
Além da semelhança com a chicória, essa hortaliça pertence à mesma família do dente-de-leão, alface, escarola e almeirão.
Veja também: Alimentos amargos: por que é mais difícil gostar desse sabor?
Benefícios da catalonha para a saúde
Sendo um vegetal crucífero (verde-escuro), essa hortaliça tem benefícios que auxiliam na manutenção da saúde por completo. Veja só:
Ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue
As fibras presentes em grande quantidade nas folhas de catalonha são importantes para ajudar a manter equilibrado o nível de glicose no sangue, evitando os picos que podem, com o tempo, resultar em diabetes.
Aproveite e veja: Como baixar a glicose naturalmente
Protege contra doenças neurológicas
Os antioxidantes presentes nas folhas dessa hortaliça atuam na prevenção de doenças neurológicas e estimulam a capacidade do sistema nervoso em formar novas redes e conexões entre os neurônios. Assim, ajudam a preservar a memória e o raciocínio.
Contribui com o bom funcionamento do sistema gastrointestinal
Assim como ajudam a equilibrar o açúcar no sangue, as fibras das folhas de catalonha ajudam no funcionamento do sistema gastrointestinal e, assim, na prevenção de doenças no cólon.
Aumenta a imunidade, protege a visão e os ossos
Um tipo específico de antioxidante que existe nas folhas dessa hortaliça é o carotenoide, pigmento que dá cor aos vegetais verde-escuros. Os carotenoides fortalecem a imunidade, protegem a visão e melhoram a estrutura dos ossos.
Aproveite e veja: 7 hábitos para aumentar a imunidade e viver melhor
Tabela nutricional da catalonha
A catalonha, como já foi dito, é rica em fibras. Mas, também contém vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro.
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da USP, em 100 g de catalonha refogada tem:
- 63 kcal
- 4,81 g de carboidratos
- 1,95 g de proteínas
- 4,81 g de lipídios
- 3,65 g de fibras
- 63,2 mg de cálcio
- 16,3 mg de magnésio
- 35,4 mg de fósforo
- 0,60 de vitamina B3 (niacina)
- 850 mcg de vitamina A
Aprenda como é fácil preparar uma deliciosa catalonha refogada, vendo o passo a passo nesse vídeo do canal Prato Feito e Cia – Rita Zanqueta
Veja também: Horta para impacientes: 9 hortaliças para colher mais rápido