Menu

Castanha portuguesa: benefícios e como cozinhar

Castanhas são sempre saudáveis, desde que as coma com moderação. Além do mais, são deliciosas

Crédito: Pxhere

Publicidade

A castanha portuguesa é cultivada e consumida em várias partes do mundo. Em Portugal é abundante, especialmente no inverno, quando as pessoas as vendem em porções cozidas nas ruas. Elas têm uma aparência muito bonita, tanto que na época de Natal servem também como decoração da mesa. São muito macias, com um sabor único, além de oferecem muitos benefícios à saúde por serem ricas em nutrientes. Veja quais são esses benefícios e como preparar em casa.

Veja também: como fazer leite de castanha-do-pará e de caju

Benefícios à saúde

Crédito: Pixabay

Ao manter uma alimentação saudável e equilibrada, incluindo as castanhas portuguesas, poderá obter delas benefícios para a saúde digestiva, fortalecimento do ossos, controle do diabetes, da pressão e prevenção de doenças crônicas.

Fortalecimento do sistema imunológico

Manter o sistema imunológico sempre fortalecido é essencial para a prevenção e o combate a diversas doenças que atacam o organismo. As castanhas contêm vitamina C e outras fontes antioxidantes que são muito importantes para o sistema imune, estimulando a produção de glóbulos brancos e bloqueando o ataque dos radicais livres que destroem células saudáveis.

Publicidade

Melhora da saúde digestiva

Em cada 100 gramas se consome 3 gramas de fibras, o que é ótimo para ajudar a regular o intestino e a fazer uma melhor digestão, além de promover uma boa absorção de nutrientes pelo intestino, aumentando a concentração deles no organismo.

Saúde óssea

Ela contém cálcio e fósforo, que atuam na formação óssea e ajudam a prevenir doenças como a osteoporose. Também contém cobre, que ajuda na absorção de ferro, e magnésio, importante para o aumento da densidade óssea, deixando os ossos mais fortes.

Bom funcionamento do sistema cardiovascular

Alguns tipos de gorduras são boas e muito importantes para a manutenção da saúde, como os ácidos graxos presentes nela. Eles ajudam no controle do colesterol alto, o que é benéfico para prevenir doenças do coração.

Como cozinhar

A castanha portuguesa pode ser consumida cozida, sem nada para acompanhar, assim como um petisco. Mas também pode ser adicionada a outras receitas, especialmente a carnes de forno com batatas, pois sua consistência e sabor combinam muito bem. Veja como prepará-la dessas duas formas:

Publicidade

Castanhas cozidas

Lave as castanhas, faça um corte em X no topo de cada uma para facilitar sua abertura. Depois coloque-as em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo por uns 20 a 30 minutos, até que se abram e estejam macias. Escorra, abra e saboreie. Se quiser, pode adicionar sabores na água, como canela, erva-doce, sal, louro, alho e pimenta, conforme seu gosto.

Castanhas assadas

As castanhas também ficar deliciosas assadas. O procedimento é igualmente simples ao do cozimento. Comece preaquecendo o forno a 200ºC. Depois, lave as castanhas e faça um corte na casca. Coloque todas em uma forma, espalhadas, e leve para assar por uns 20 minutos até que estejam macias.

Se estiver fazendo uma carne assada, pode adicionar as castanhas faltando uns 20 minutos para a carne ficar pronta. Coloque também batatinhas para assar junto, com a textura delas combinada com a das castanhas fica muito boa.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile