A castanha-do-pará, ou castanha-do-Brasil, como é conhecida no exterior, é uma oleaginosa que nasce na árvore Bertholettia excelsa, chamada popularmente de castanheiro-do-pará. Além de ser gostosa, também é muito saudável, fornecendo gorduras boas para o organismo e muito mais. Não é à toa que as castanhas estão cada vez mais presentes nas dietas de todos os tipos.
Benefícios da castanha-do-pará
Por ser um fruto oleaginoso, ou seja, com grande quantidade de óleo na composição, a castanha tem muitas calorias. Deve-se considerar que boa parte dessa gordura é saudável e que o fruto tem uma riqueza de nutrientes essenciais à saúde. Assim, oferece os seguintes benefícios:
1. Protege a saúde cardiovascular
As castanhas possuem as gorduras chamadas de ácidos graxos, especificamente dos tipos oleico e palmitoleico, que atuam no equilíbrio do colesterol no organismo. Assim, evita-se que se formem placas de gordura nas paredes das artérias, o que poderia resultar em aterosclerose, pressão alta e outros problemas cardiovasculares.
2. Colabora com o emagrecimento
Quem está fazendo dieta para emagrecer deve incluir uma pequena quantidade diária de castanhas no cardápio, conforme a recomendação do nutricionista. Elas ajudam a manter a saciedade por conta de suas fibras e proteínas, além de ajudarem o organismo a se reequilibrar para emagrecer mais rapidamente.
3. Previne o hipotireoidismo
O hipotireoidismo é quando a glândula tireoide está trabalhando em uma velocidade mais baixa do que deveria. Assim, todo o organismo fica mais lento e a pessoa fica propensa a aumentar de peso, pois o seu metabolismo está desacelerado.
4. Melhora o aspecto da pele
A vitamina E da castanha faz com que a produção de colágeno seja estimulada, conferindo à pele firmeza e suavidade. Um tratamento de beleza simples para uma pele lisa é a aplicação de óleo de castanha-do-pará misturada ao creme hidratante de costume antes de dormir.
5. Contribui com a recuperação e crescimento dos músculos
Para que o tecido muscular possa crescer e ser reparado depois de cada atividade física, é recomendado o consumo de alimentos ricos em proteínas. Mais uma vez, a castanha-do-pará comprova ser uma boa opção.
6. Controle da acne
É excelente no tratamento da acne, graças às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O zinco, que faz parte da composição desse fruto seco, é ainda valioso para reduzir marcas vermelhas, porque estimula a produção de colágeno e vai também ajudar a eliminar as toxinas do organismo, prevenindo o aparecimento da acne.
7. Equilíbrio da glicose no sangue
Para impedir o desenvolvimento de diabetes tipo 2, é recomendado comer uma castanha por dia. O magnésio, propriedade que também faz parte desse fruto, é uma substância que vai atuar diretamente nos níveis de glicose na corrente sanguínea, baixando-os e regulando o metabolismo.
8. Saúde dos cabelos
A castanha se revela também como um tratamento capilar eficiente e barato. Graças aos ácidos graxos que estimulam a produção de sebo natural no couro cabeludo, o cabelo crescerá forte e naturalmente condicionado. Não é por acaso que esse ingrediente é muito usado em produtos específicos para cabelos.
9. Protege e hidrata a pele
O zinco, a vitamina E e os ácidos graxos atuam na nutrição e hidratação da pele, impedindo o desenvolvimento de condições como o eczema e a psoríase. Por essa razão, o óleo de castanha-do-pará é um excelente hidratante, que ajuda a nutrir a pele e a evitar rachaduras. Aplique em áreas mais secas, como os calcanhares, e confirme esse efeito.
10. Fortalece o sistema imunológico
Mais uma vez graças ao zinco, a castanha atua como reforço para o sistema imunológico. Esse é um mineral que ajuda no funcionamento dos glóbulos brancos, umas das células responsáveis pela defesa do organismo.
11. Mantém a saúde dos ossos
O cálcio e magnésio são a dupla fundamental que permite que os dentes e os ossos se mantenham saudáveis. A castanha oferece essas duas substâncias, que contribuem também para a prevenção de osteoporose.
Propriedades nutricionais
Consumir 100 gramas de castanhas cruas de uma só vez seria um exagero, mas veja o que essa quantidade oferece de valor nutricional ao organismo, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco):
- Valor energético: 643 kcal;
- Lipídeos: 63,5 gramas;
- Carboidratos: 15,1 gramas;
- Proteínas: 14,5 gramas;
- Fibras: 7,9 gramas.
Também fornece uma alta quantidade de magnésio, fósforo, manganês, vitaminas B, E, zinco, fibras, cálcio, ferro e potássio, mostrando-se um alimento valioso para uma boa alimentação.
Como consumir castanhas?
Mesmo sendo tão benéficas à saúde, se comê-las em excesso, pode engordar. Elas são ricas em gorduras boas para o corpo, mas que se não forem utilizadas como fonte de energia e gastas em atividades físicas, vão ficar acumuladas virando gordura no corpo.
A quantidade adequada varia conforme as necessidades do organismo de cada pessoa, o tipo de dieta que faz e como é o seu estilo de vida. O que se pode dizer é que, em apenas uma castanha, já se consome boa parte de muitos nutrientes necessários no dia a dia.
Ela é muito versátil na hora de consumir. Pode comer pura, comprando já descascada. Também pode triturar para fazer leite de castanhas caseiro, fazer farinha de castanhas e usar em receitas saudáveis.
As castanhas podem ser laminadas para incluir em recheios e coberturas de bolos ou trituradas para receitas de sorvete, pudim, mousse e tantas outras. Até em molhos salgados para carnes ou saladas as castanhas entram e harmonizam com os demais ingredientes.