A castanha-de-caju é, na verdade, a fruta caju. Toda aquela parte maior, carnuda e suculenta, é o pseudofruto. Denominações à parte, a castanha-de-caju é um fruto oleaginoso, assim como a castanha-do-pará, a noz, a macadâmia e a avelã. Está presente atualmente em todas as dietas por ser um fruto muito saudável, saboroso e versátil. Então, o que faz tantas pessoas pensarem que castanha-de-caju engorda? Tem um motivo.
Castanha-de-caju engorda?
Uma das tantas propriedades nutricionais que a castanha-de-caju oferece é a gordura saudável. Os ácidos graxos são tipos de gorduras insaturadas, ou seja, que não causam danos à saúde cardiovascular, como o aumento do colesterol e da pressão.
Quem não conhece a diferença entre os tipos de gorduras, acaba pensando que todas são prejudiciais à saúde cardiovascular e estimulam o acúmulo de gordura retida no corpo. Essa gordura boa atua na proteção dos órgãos e até ajuda da redução dos triglicérides, o que é bom em especial para pessoas com diabetes.
Então é justamente ao contrário. Em vez de pensar que castanha-de-caju engorda, agora sabe que ela ajuda a emagrecer. É claro que para obter os bons resultados da castanha no seu corpo, vai precisar incluí-la em uma dieta saudável, natural e equilibrada.
Propriedades nutricionais
A castanha-de-caju fornece uma grande quantidade de nutrientes essenciais à saúde. Veja o que contém em 100 gramas torrada e salgada, segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):
- Energia: 570 kcal;
- Proteína: 18,5 g;
- Lipídeos: 46,3 g;
- Colesterol: não aplicável;
- Carboidratos: 29,1 g;
- Fibra alimentar: 3,7 g;
- Cálcio: 33 mg;
- Magnésio: 237 mg;
- Fósforo: 594 mg;
- Ferro: 5,2 mg;
- Potássio: 671 mg.
Como comer castanha-de-caju
Pelo fato de que a castanha-de-caju está bastante popular, em especial nos cardápios prescritos por nutricionistas, está cada vez mais fácil de encontrá-la nos mercados já em pacotinhos, torradinhas, prontas para comer.
Também é possível comprar a farinha de castanha-de-caju para utilizar em diversas receitas de bolos, pães, bolachas, panquecas, crepes, mingau e muitas outras. Se quiser pode triturar as castanhas em casa, seja para fazer sua farinha caseira ou extrair o leite vegetal.
Pode comer as castanhas puras, misturar com outras oleaginosas, aveia e passas para fazer uma granola, depois misturar no iogurte, fazer barrinha de cereais caseira e usar para cobrir bolos, tortas, sorvetes e muitas outras sobremesas.
Em receitas salgadas, a castanha-de-caju também vai muito bem. Combina com molhos, saladas, arroz, massas e carnes.
Agora que já sabe que é um mito dizer que a castanha-de-caju engorda quando você a consome com receitas saudáveis, veja no vídeo abaixo como é fácil fazer a sua bebida vegetal de castanha-de-caju: