Será que castanha-de-caju é boa para depressão? Além de ser um alimento que contém gorduras benéficas para o organismo, também é rica em vitaminas do complexo B, aminoácidos essenciais e magnésio. Essas substâncias vão atuar diretamente no cérebro, auxiliando na redução de epsódios de ansiedade e depressão.
Castanha-de-caju é boa para depressão: sim ou não?
Muito apreciada no Brasil, de onde é originária, a castanha-de-caju é boa para depressão, e não só, também acarreta diversos benefícios para a saúde. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, suas propriedades nutricionais são:
Umidade: 3,5 (%);
Energia: 643 (kcal) / 2690 (ki);
Proteínas:14,5 (gramas);
Lipídeos: 63,5 (gramas);
Colesterol: NA (mg);
Carboidrato: 15,1 (gramas);
Fibra Alimentar: 7,9 (gramas);
Cinzas: 3,4 (gramas);
Cálcio: 146 (mg);
Magnésio: 365(mg).
Muito rica em vitaminas do complexo B, como B5, B6 e B11, fibras e riboflavina, a castanha-de-caju é boa para depressão e prevenção de várias doenças. Dentre elas, incluem-se as doenças de origem oncológica, ou seja, relacionada a tumores.
Em relação à depressão, muita gente se pergunta se ela ajuda ou não. Sim, a castanha-de-caju é boa para a depressão e consegue auxiliar no tratamento de casos leves dessa doença.
A castanha-de-caju é rica em tripofano (400 mg por cada 100 gramas), aminoácio essencial e não produzido pelo corpo humano, respomnsável pela produção de seratonina. Esse hormônio, por sua vez, é responsável pelo bom humos.
Outros antidepressivos naturais
Agora que você já sabe que a castanha-de-caju é boa para depressão, está na hora de conhecer outros alimentos que podem auxiliar nesse sentido, assim como os antidepressivos, mas de forma natural. Mas atenção, consulte o seu médico, tenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos.
Aproveite e informe-se sobre os sintomas da depressão, para conseguir identificar e procurar ajuda de um profissional.
1. Sementes de melancia
Assim como a castanha-de-caju é boa para depressão, as sementes (de forma geral) também. Pois elas são ricas em tripofanos e antioxidantes. Ou seja, ajudam a estimular o processo de produção de seratonina.
Outros alimentos associados a este mesmo benefícios são: sementes de abóbora e sementes de uva. A linhaça, o gergelim e a chia também entram nesta lista e são excelentes fontes de ômega-3, além de serem anti-inflamatórios.
2. Banana
Um dos benefícios da banana é a melhora do humor de quem a consome. Isso por possuir o tripofano e a vitamina B6, que ajuda a acalmar e ter uma boa noite de sono. Ou seja, assim como a castanha-de-caju é boa para depressão, a banana também é!
3. Laranja
A laranja é uma fruta rica em ácido fólico, importante componente contra os sintomas depressivos. Além disso, é rica em vitamina C, que ajuda a combater o estresse oxidativo gerado pelos radicais livres. Por isso que, assim como a castanha-de-caju é boa para a depressão, recomenda-se o consumo de laranjas, também.
4. Leite
O leite é bastante rico em cálcio e, esse mineral, além de potencializar a saúde dos ossos, colabora diretamente na redução da tensão, estresse e ansiedade. Veja outros alimentos que são ricos em cálcio para adicionar na sua alimentação.
5. Nozes
As nozes são ricas em selênio, um poderoso antioxidante. Dessa forma, assim como a castanha-de-caju é boa para a depressão, a castanha-do-pará, as nozes e as amêndoas também são. Além disso, ajudam a combater o estresse.
6. Ovos
Os ovos são alimentos bastante comuns na dieta de diversas pessoas. Além de ser rico em proteínas, aas vitaminas do complexo B (tiamina e niacina), colaboram na “melhora do humor”, por estarem relacionados a produção hormonal da seratonina.
7. Peixes e carnes magras (aves)
Esses alimentos são ricos em tripofano e, assim como a castanha-de-caju é boa para a depressão, o consumo dessas proteínas, também. Além disso, promovem a sensação de saciedade. Ajuda ainda a relaxar e aliviar dores provocadas por tensões do dia a dia.
8. Aveia
Além de ser um alimento que ajuda a regular as funções do intestino, a aveia também possui vitaminas A e E, auxiliando no combate a depressão. Também ajuda a reduzir as crises de ansiedade.
9. Couve
Assim como a castanha-de-caju é boa para depressão, a couve e outros alimentos de folhas escuras, também. Isso se deve à presença do folato, importante vitamina do complexo B, que mais uma vez influencia nos “hormônios da felicidade”.
10. Soja
Por ser rica em magnésio, a soja é um magnífico ingrediente, assim como a castanha-de-caju que é boa para depressão, ajudando ainda a reduzir o estresse e a ansiedade. Tasmbém reduz os sintomas da fadiga muscular e proporciona mais energia para o corpo.
Então, agora você sabe que a castanha-de-caju é boa para depressão, junto com mais 10 alimentos bem diversos. Se você achou informativo, compartilhe!