Quando você pensa em uma castanha típica do Brasil, provavelmente pensa na castanha-do-Pará ou de caju. A partir de agora pode incluir também a castanha de baru, nativa do cerrado e encontrada principalmente na região Centro-Oeste, norte do Estado de São Paulo e Triângulo Mineiro.
Benefícios da castanha de baru para saúde
Até pouco tempo atrás a oleaginosa era popular somente nas regiões onde é encontrada. Os benefícios oferecidos pelo seu consumo mudaram esse quadro: segundo um trabalho conduzido por nutricionistas da Universidade Federal de Goiás, a castanha reduz os níveis de colesterol ruim.
No estudo, um grupo de pessoas com taxas moderadas de colesterol consumiu diariamente 20 gramas do alimento, e depois de um determinado período tiveram redução de 8% nas concentrações de colesterol total e 9% nos níveis de partículas LDL, que são nocivas às artérias.
Isso se deve à presença de ômega-6 e 9. Outro benefício associado a esses elementos é a prevenção de problemas cardíacos e hipertensão, regulação dos níveis de glicose e redução da gordura abdominal.
Veja outros benefícios do consumo de castanha de baru.
Tem ação antioxidante
O ômega-9 reduz e combate as lesões provocadas pelos radicais livres nas células. Com isso, previne a formação de células cancerígenas e retarda o envelhecimento precoce.
Previne anemia
Em 100 gramas de castanha de baru você encontra 59% da quantidade de ferro recomendada para consumo diário. Esse mineral, além de prevenir e combater a anemia, aumenta a energia e disposição.
Ajuda na perda de peso
Isso se deve ao ômega-9, que inibe o acúmulo de gordura abdominal devido à produção excessiva de cortisol e também facilita a queima dessa gordura. Além disso, é um alimento que gera sensação de saciedade e rico em gorduras boas.
“Viagra do cerrado”
De alto valor energético e rico em zinco, um mineral essencial para a fertilidade masculina e feminina, a castanha de baru tem poder afrodisíaco e recebeu esse apelido nas regiões onde é extraída.
É aliado da beleza
O consumo da castanha previne o envelhecimento precoce, ajuda na perda de peso e diminui a queda de cabelo.
Sob a forma de óleo, extraído do fruto, apresenta vantagens semelhantes ao óleo de argan, como recuperação de fios danificados, ação antifrizz, brilho e maciez. Na pele, hidrata e estimula a regeneração celular, além de tratar as estrias.
Calorias e propriedades nutricionais
Outra vantagem da castanha de baru é a baixa quantidade de calorias. Uma porção de 30 gramas contém 170 calorias, enquanto apenas uma unidade de castanha-do-Pará ostenta 30 calorias.
Além dos óleos graxos essenciais, o fruto é rico proteínas, com quase 30% a mais que a castanha-do-Pará e castanha de caju, e fibras. Entre os minerais estão ferro, zinco, cálcio, magnésio e fósforo.
Como consumir?
O sabor da castanha de baru é semelhante ao do amendoim, e assim como esse deve ser consumido torrada. Dessa forma, inativa os fatores antinutricionais que reduzem a absorção dos nutrientes pelo organismo.
Você pode consumi-lo em sua forma tradicional ou no meio de pratos como saladas, mix de oleaginosas, bolos e doces. Só não se esqueça de torrar!
Receita de crumble de castanha de baru
Essa é a mistura do Brasil com Inglaterra! O crumble é uma torta doce de origem britânica, feita de compota de frutas cobertas com uma espécie de farofa. Veja como preparar uma versão bem inusitada desse prato.
Ingredientes
- Castanha de baru: 80 gramas;
- Farinha de trigo: 50 gramas;
- Açúcar: 50 gramas;
- Manteiga: 50 gramas;
- Sal: uma pitada;
- Sorvete de frutas.
Modo de preparo
1. Misture a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e a pitada de sal com as mãos até esfarelar bem.
2. Leve para a panela e doure a massa até que fique bem seca. Não deixe de misturar de vez em quando.
3. Pique a castanha de baru e acrescente à mistura. Mexa bem.
4. Sirva por cima do sorvete de frutas.