Sabia que nem tudo o que parece caspa é mesmo caspa? Logo de primeira, quando você vê aqueles pontinhos brancos soltos perto da raiz do cabelo, logo pensa que está com caspa. Mas, pode ser apenas excesso de produtos, e isso é chamado de caspa falsa. Não que isso seja bom, mas também não é uma doença, então é bem mais fácil de resolver.
Aproveite e veja 10 mitos e verdades sobre a caspa
Causas da caspa falsa
A caspa falsa é um excesso de resíduos que está nos fios e acaba ficando aparente, depois que seca, por causa da quantidade usada. Esses resíduos ficam, geralmente, por causa de produtos finalizadores com gelatina e com gel, e são mais comuns nos cabelos cacheados e crespos, que recebem mais produto para ficarem mais definidos. Mas, também pode acontecer com cabelos lisos, pois tudo depende da quantidade e do tipo de produto, e não do tipo de cabelo.
Como resolver?
Quando for aplicar o finalizador no cabelo, os fios devem estar úmidos, ou seja: nem secos e nem encharcados com água. O motivo é que, se o cabelo estiver seco, o produto não vai aderir direito ao fio, e quanto secar vai formar os folículos brancos. Da mesma forma, quando o cabelo está encharcado, os fios absorvem mais água do que produto, que vai ficar sobrando e dando o aspecto de caspa depois que secar.
Além disso, outra dica legal é usar xampu antirresíduos de vez em quando. Esse tipo de xampu serve justamente para remover o excesso de produtos que vai ficando no couro cabeludo com o passar do tempo. Mas, se usar com frequência, ele vai deixar o couro cabeludo sensível e desprotegido, podendo aumentar a oleosidade do cabelo.
O uso do xampu antirresíduos vai depender de vários fatores, como a saúde do seu couro cabeludo, do seu cabelo e a quantidade de produtos que você usa no dia a dia. Mas, de modo geral, pode ser usado uma vez por mês. Ele ajuda, inclusive, a prevenir a caspa verdadeira, que pode surgir porque os folículos pilosos do couro cabeludo ficam entupidos com excesso de resíduos.