O limão é uma ótima fruta para consumir todos os dias, seja como suco, chá ou para temperar a comida. Além de usar a polpa, sabia que você também pode fazer chá de casca de limão? A casca da fruta é rica em nutrientes e oferece muitos benefícios ao organismo. Veja quais são e aprenda a preparar.
Veja também: benefícios e como fazer chá de quebra-pedra
Benefícios do chá
Na casca do limão está um componente chamado limoneno, que é um antioxidante. A função dos antioxidantes é de proteger todas as células do corpo da oxidação causada pelo excesso de radicais livres. Assim, elas não adoecem e o corpo se mantém em constante rejuvenescimento.
Além disso, o limoneno também tem a propriedade de ajudar a evitar o acúmulo de gordura no fígado, que é o maior filtro do corpo humano. Quando o fígado trabalha em perfeitas condições, muitas doenças são prevenidas.
Como resultado, o chá de casca de limão também contribui para a redução do estresse, da ansiedade e de problemas decorrentes, como refluxo e azia, que podem piorar quando o estilo de vida é desequilibrado e a alimentação é deficiente.
Então, lembre-se que para ter bons resultados consumindo o chá de casca de limão, é preciso também cuidar com seus hábitos alimentares, valorizando alimentos frescos, muita fruta, verdura, legume, leguminosas, grãos integrais, carnes e laticínios magros. Também, é essencial adotar a prática diária de alguma atividade física.
Dentro desses cuidados, pode adicionar uma xícara de chá de casca de limão à sua rotina diária. O chá pode ser bebido uma vez ao dia, já que fica de 12 a 24 horas atuando no organismo.
Receita de chá com casca de limão
Para fazer esse chá é bem simples, mas preste atenção nos cuidados para preservar o limoneno.
- Lave muito bem o limão antes de cortá-lo.
- Descasque e separe a casca.
- Aqueça uma xícara de água e, quando estiver chiando (antes de ferver), coloque a casca na água por 3 minutos.
- Depois desligue o fogo, retire a casca, espere amornar um pouco e já pode beber. A recomendação é tomar esse chá meia hora antes do almoço para ativar a liberação de enzimas do pâncreas e a bile, ajudando na digestão.