Nos Estados Unidos, desde o final dos anos 1990, diversas pessoas estão escolhendo se mudar de suas casas enormes, com hipotecas caras, para viverem em casas minúsculas. Com a crise econômica que causou a bolha imobiliária norte-americana em 2007, essa escolha cresceu ainda mais.
Isso chegou a virar um movimento: o Tiny House Movement, ou “Movimento das Casas Minúsculas”, surge como uma filosofia de vida baseada no minimalismo, sem abrir mão do conforto e do bem-estar básicos que uma pessoa precisa para viver.
Geralmente essas pequenas casas se encontram em terrenos cercados pela natureza, com uma vista deslumbrante, traduzindo a liberdade de ser e de estar.
São casas que trazem o conceito dos motorhomes, com móveis multiuso, ambientes funcionais, construções inteligentes e adaptadas para a sustentabilidade. A média de tamanho delas é de, no máximo, 40m2, e é impressionante o que se pode construir em um espaço tão reduzido.
Algumas pessoas preferem construir suas casas minúsculas sobre rodas, que é diferente de um trailer ou motorhome, pois elas têm o formato clássico de uma casa mesmo, só que podem ser transportadas.
A ideia é trazer a possibilidade de viver muito bem, com muito menos do que muitas pessoas estão acostumadas. Dentro de uma pequena casa é possível viver com organização e muito conforto, desde que o projeto seja bem pensado e executado.
Confira mais fotos e encante-se com esse novo jeito de viver. Será que você conseguiria se adaptar?