As casas flutuantes são bem comuns em vários lugares, e as chamadas tiny houses (casas pequenas) também. Então, o casal Jason e Cayley resolveu juntar as duas coisas e reformar um barco pequeno, transformando-o em um aconchegante barco-casa para viver de um jeito minimalista. O resultado ficou maravilhoso.
Quando o casal se conheceu, eles descobriram o gosto em comum por um estilo de vida alternativo, então, uniram o útil ao agradável. Jason já vivia sobre as águas há alguns anos, já que é carpinteiro e quis aprender a construir barcos de madeira.
Cayley o ajudou em todo o processo e eles capricharam em cada detalhe do barco que, originalmente, foi construído para a Expo ’86 em Victoria, no Canadá – mesmo lugar em que eles vivem hoje.
Veja também: Neto reforma casa da avó e a transforma em um lar colorido e inspirador
Mas, apesar do grande potencial da embarcação, quem estava com ela não conseguia enxergar no que poderia se transformar. Venderam para o casal por menos de 6 mil dólares e eles fizeram a magia acontecer.
O exterior do barco estava com a pintura bastante desgastada e necessitou de várias reparações, incluindo a restauração do casco, enquanto o interior foi completamente transformado em um barco-casa.
Eles maximizaram o espaço de armazenamento, criaram áreas de convivência funcionais e incorporaram recursos exclusivos.
A cozinha ganhou armários pré-fabricados, um fogão a propano e uma geladeira e freezer com design inteligente.
Para o banheiro, eles optaram por uma caixa de compostagem em vez de um tanque de retenção tradicional, priorizando a conveniência e a simplicidade.
Apesar dos desafios que apresentava, a sala principal recebeu um banco meticulosamente trabalhado em forma de curva.
Como é comum e necessário em casas compactas, eles adicionaram muitas gavetas de armazenamento sob as escadas, aproveitando ao máximo cada centímetro de espaço.
Subindo as escadas, tem o belo quarto minimalista de Jason e Cayley, que também conta com gaveteiros nas paredes. Tudo pensado com bom gosto, funcionalidade, praticidade e alta resistência.
E não para por aí. O barco-casa também tem um deck superior que é um refúgio aconchegante para eles aproveitarem as belas vistas.
“Alguns desafios de viver a bordo em geral, eu acho, é que você tem que se tornar um minimalista”, explicou Jason. “Acho que é um desafio, mas também é uma busca muito boa e nobre.”
“Acho que quando você tem a quantidade de coisas de que realmente precisa e não a quantidade de coisas que adquiriu ao longo dos anos por um motivo ou outro, é mais capaz de ser verdadeiramente feliz”, acrescentou.
Foi assim que o antigo barco, com pouco mais de 9 metros de comprimento e 4 de largura, tornou-se um confortável barco-casa que eles batizaram de “Pax”.
Veja também: Casas transformadas: veja o antes e depois de reformas incríveis e reais