Uma pesquisa realizada por uma entidade norte-americana traz uma revelação muito importante. De acordo com os estudos do Institute for Family Studies, casais que rezam unidos, lado a lado, são mais felizes. A oração é uma prática poderosa, que quando cultivada pelo casal pode aumentar a longevidade da relação.
O trabalho dos pesquisadores aponta que a oração simboliza a comunhão dos casais. Ela permite que homem e mulher se entreguem de forma mais profunda e intensa à relação.
Casal que reza unido, permanece unido
A explicação dos estudiosos para isso é simples. Viver a fé em casal aumenta ainda mais o vínculo entre homem e mulher. O estudo percebeu que casais que vão à missa juntos, por exemplo, experimentam uma qualidade de relacionamento muito melhor. Além disso, rezar juntos pelo menos uma vez por semana aumenta em 17% a chance de o casal se considerar muito feliz.
A pesquisa ainda aponta outros dados relevantes. Se apenas um dos dois vai à igreja, não há benefícios nem malefícios. Mas se quem vai é ele ou ela, há algumas diferenças. Se apenas o homem vai à igreja, os casais se definem como felizes. Se somente a mulher vai, a pesquisa mostra que os casais são mais infelizes do que se nenhum dos dois fosse à igreja.
Além do relacionamento
O fato de o casal ir à igreja junto ou não afeta também a vida fora da relação. Os dados mostram que casais que vão juntos à missa têm menos chances de terem casos de infidelidade. Os laços de amizade formados nesses ambientes religiosos também contribuem para que o relacionamento se mantenha.
Os pesquisadores afirmam que as redes de amizade formadas na igreja são fundamentais para o casal. Se um dos dois passa por dificuldades como desemprego, morte na família ou doença, os amigos do casal religioso têm mais tendência a ajudar nesses momentos.
A dica é o casal respeitar a identidade dos dois e as vontades dos dois. A felicidade de um relacionamento passa sempre pelo respeito mútuo.