Menu

Casa alugada: 7 erros que você deve evitar

Cuide da casa alugada como você gostaria que cuidassem se ela fosse sua

Crédito: Freepik

Publicidade

Para viver tranquilamente em uma casa alugada, sem problemas com o proprietário, o segredo é manter uma boa comunicação. Quase sempre funciona.

Isso quer dizer que, mesmo para fazer coisas simples relacionadas ao imóvel, se você mantiver o locatário sempre informado, ele vai sentir mais confiança e respeito por você, facilitando as coisas.

Então, veja a seguir, dicas mais específicas do que não fazer quando se mora em uma casa alugada.

1. Pagar caução sem visitar o imóvel

Essa é uma dica importante para se lembrar quando estiver procurando uma casa para alugar. Mesmo que você vir a casa perfeita e quiser garantir que seja sua, não pague o caução antes de fazer uma visita ao imóvel. Precisa considerar que existem pessoas de má fé, e se não gostar da casa, poderá nunca mais ver o seu dinheiro de volta.

Publicidade

2. Entrar na casa sem assinar um contrato

Nunca aceite entrar em uma casa alugada sem que haja um contrato de locação bem elaborado. Se o proprietário não tiver, você mesmo pode sugerir um modelo com cláusulas básicas, que pode conseguir em uma imobiliária ou mesmo na internet. Ambos devem ler, concordar e assinar.

Junto com o contrato, deve ser feita uma vistoria no imóvel e um inventário descrevendo a situação do imóvel, em detalhes, do jeito que ele foi recebido. Assim, se já tinha algo estragado, o proprietário não poderá dizer que foi você quem estragou.

3. Reforma sem aviso prévio

Nada que envolva alteração na estrutura do imóvel pode ser feito sem aviso prévio e permissão do proprietário. Quer dizer que não adianta avisar depois de feito, nem avisar e começar a fazer antes de receber o aval, mesmo que no contrato esteja dizendo que você é o responsável por fazer reparos. É bom que o proprietário de que tipo é essa reforma e o motivo de ela acontecer.

4. Pintura das paredes

Geralmente, nos contratos de locação, está escrito que o imóvel deverá ser devolvido com todas as paredes pintadas, para parecer novinho. Então, subentende-se que não tem problema você fazer uma pintura decorativa em algumas paredes, pois terá que pintar de novo, do que jeito que estava, quando deixar a casa.

Publicidade

Mas tudo depende. Se a pintura for por causa de algum reparo que precisou ser feito na estrutura, como infiltração, talvez seja o proprietário o responsável por pagar, dependendo do que estiver no contrato. Aí ele precisa ser avisado antes para pedir orçamentos e decidir como será feito.

Além disso, se você estiver com ideia de fazer uma pintura diferenciada, com um revestimento mais difícil de remover depois, o proprietário tem o direito de recusar. Precisa conversar para dizer a ele que você vai entregar o imóvel do jeito que recebeu, quando se mudar.

5. Deixar os animais de estimação estragarem a casa

Quem tem cães e gatos sabe que nem sempre é possível controlar as peraltices deles. Mas, se acontecer de ter rasgos no carpete, móveis da casa roídos ou paredes arranhadas, saiba que você deve fazer o reparo o quanto antes.

Publicidade

6. Deixar furos abertos nas paredes

Precisou fazer furos na parede para pendurar móveis, quadros, nichos ou redes nas janelas? Antes de sair do imóvel, remova tudo o que pendurou, tire as porcas e parafusos, e feche todos os buracos com massa corrida, bem caprichado.

7. Descumprir com as cláusulas do contrato

Para garantir que não vai cometer nenhum erro quanto aos cuidados com o imóvel, leia atentamente cada uma das cláusulas antes de assinar. Se não concordar com alguma delas, converse antes com o proprietário para chegarem em um acordo. Se descumprir com algo que assinou, terá de pagar por isso.

Veja também: como fazer mudanças em casa gastando até R$ 50

Publicidade
Sair da versão mobile