As carnitas são um prato muito popular na culinária mexicana, tipicamente preparado para o café da manhã, embora alguns lugares sirvam também no jantar. Trata-se de um processo lento de preparo da carne e miúdos do porco, que depois é usada para rechear tortilhas de milho.
Como fazer tortilha mexicana com dois ingredientes
No México, as carnitas são preparadas pelo taqueiros (cozinheiros especializados em tacos), que já estão na cozinha às 3 da manhã. Eles começam o preparo muito cedo, pois levam algumas horas até as carnitas estarem prontas para o desjejum dos clientes.
O preparo das carnitas
As carnitas são feitas com todas as partes do porco, inclusive as que usamos na feijoada e os miúdos internos. Não há desperdício nem nojo, até porque, depois de bem temperada e picadinha, não dá para identificar qual parte é.
Ou melhor, os mexicanos até preferem saber o que estão comendo para escolherem os sabores preferidos de cada parte. Então, a carne fica meio inteira para o cliente escolher, depois o taqueiro pica tudo para botar na tortilha.
O preparo é numa panela cobre e a fritura é com banha de porco, uma opção saudável, saborosa e que aguenta melhor as altas temperaturas sem queimar.
Então a carne é colocada na panela para confitar e isso pode levar algumas horas, dependendo da quantidade de carne.
Ela vai cozinhando e fritando ao mesmo tempo, quase imersa na banha, com temperos simples, como sal, alho, cebola e ervas aromáticas (louro, manjerona e tomilho).
Depois, na hora de servir, podem ser adicionados mais sabores, como coentro, cebola, couve-flor, picles, cenoura e pimenta.
Algumas receitas adicionam um ingrediente doce para caramelizar a carne, e pode ser Coca-Cola, calda de rapadura, mel, leite condensado e o que mais a criatividade permitir.
Aproveite e veja: 10 truques com Coca-Cola para testar em casa
Receita para experimentar em casa
Se você gosta de cozinhar e ficou com água na boca pelas carnitas, já deve estar pensando em como fazer a sua própria versão. Então, aqui está uma ideia compartilhada do Pingo Doce:
Ingredientes
- Cachaço de porco: 2 quilos (parte dianteira do lombo);
- Sal: 2 colheres de sobremesa;
- Pimenta preta: a gosto;
- Orégano seco: 1 colher de sopa;
- Cominho: 1 colher de sopa;
- Cebola: 1 unidade;
- Alho: 8 dentes;
- Limão: caldo de 2 unidades;
- Laranja: caldo de 2 unidades;
- Louro: 2 folhas;
- Cola culinária: 150 mililitros (opcional).
Modo de preparo
- Tempere a carne com o sal, um pouco de pimenta, orégano e cominho.
- Junte a cebola em quartos finos, os dentes de alho picados, o suco dos limões e das laranjas, a cola e as folhas de louro. Envolva bem e deixe marinar de um dia para o outro.
- Coloque a carne numa panela grande juntamente com a marinada e mais um pouco de água e deixe cozinhar, em fogo alto, até levantar fervura.
- Baixe o fogo e, em seguida, tape e deixe cozinhar cerca de 2h (ou 30 minutos na panela de pressão).
- Retire da panela e transfira a carne para um refratário de forno. Leve ao forno na função grill e deixe tostar cerca de 12 minutos. Está pronto para servir com o que gostar.
Veja também: Receitas de comida mexicana para fazer uma noite culinária diferente