Menu

Carne vegetal é saudável? Veja os benefícios e riscos de consumir

Não é porque é vegetal que é saudável. Fique de olho na hora de escolher a carne vegetal que vai consumir

Crédito: Freepik

Publicidade

O vegetarianismo e o veganismo são estilos de vida cada vez mais populares na sociedade. Para atender a uma demanda que só cresce, a indústria de alimentos está se adaptando. Uma das mudanças mais interessantes e importantes é a criação da carne vegetal.

Carne vermelha: estudo revela porque o alimento traz riscos à saúde

Do que é feita a carne vegetal?

Existem diversos tipos de carne feita à base de vegetais. Esse alimento pode ser feito a partir de soja, ervilha, grão-de-bico, feijão, batata e tantos outros vegetais.

Claro, quando o processo é industrializado, há uma grande lista de outros ingredientes utilizados. Além disso, esses vegetais não são apenas cozidos ou triturados. Deles são extraídas as proteínas, as farinhas e amidos para comporem a receita.

Publicidade

Mas, a carne vegetal também pode ser feita em casa e um dos tipos mais comuns é a carne de jaca que, depois de cozida e temperada, fica com a polpa parecendo carne bovina desfiada.

Quais os benefícios da carne vegetal?

Em todos os casos, seja industrializada ou caseira, a intenção da carne vegetal é ficar com uma textura e sabor semelhantes à carne animal para satisfazer o desejo de quem só não come carne para proteger os animais, mas aprecia o sabor e a textura.

Em termos de valor nutricional, a carne vegetal não substitui a animal, pois a proteína animal tem alto valor biológico. Isso significa que ela tem aminoácidos essenciais em quantidade adequada e que o corpo consegue aproveitar muito bem.

As proteínas vegetais são de baixo valor biológico. Elas também possuem aminoácidos essenciais, mas não em quantidade adequada, então é preciso fazer uma boa combinação de alimentos para consumir o suficiente.

Publicidade

Claro que a indústria já pensou nisso, por isso, muitas carnes vegetais vêm enriquecidas com nutrientes para suprirem certas necessidades nutricionais.

Então, a carne vegetal pode sim ser uma opção para incluir no cardápio vegetariano e vegano, desde que cada pessoa faça seu acompanhamento nutricional para saber o que seu organismo está precisando repor.

Aproveite e veja: Você é vegetariano? Atenção com estes alimentos!

Publicidade

Cuidado com a carne industrializada

Aqui está um ponto bem importante para quem está fazendo a transição para o vegetarianismo ou veganismo. É comum pensar que esse estilo de vida é saudável, mas não necessariamente é assim.

Quando você escolhe comprar carne vegetal no supermercado ou comer um lanche com carne vegetal em uma rede de fast food, você está consumindo um alimento ultraprocessado que não é tão bom para a saúde quanto se pensa.

No processo de fabricação industrial, as carnes vegetais recebem sódio, açúcar, gorduras, aditivos químicos e sintetizados, tudo com a intenção de prolongar sua validade e deixar o sabor e a textura mais parecidos com a carne animal.

Publicidade

Então, seu consumo deve ser moderado, da mesma forma que não se recomenda comer hambúrguer de carne animal industrializada todos os dias. Leia o rótulo antes de comprar a carne vegetal para saber o que contém no alimento.

Mas, o melhor mesmo é preparar a sua carne vegetal em casa, sabendo o que está consumindo. Que tal aprender agora? Veja 10 receitas de hambúrguer vegetariano que prometem levar muito sabor à mesa.

Sair da versão mobile