A carne-seca é uma forma de conservação da carne bovina criada na época em que não havia como refrigerar a carne. Ela é envolta em sal para que desidrate e mantenha-se conservada por longos períodos de tempo. Mesmo hoje em dia em que quase todo mundo tem freezer em casa, essa carne ainda é muito apreciada e é por isso que você vai aprender agora deliciosas receitas com carne tipo seca.
Receitas com carne-seca
O primeiro passo para a utilização desse ingrediente é dessalgar carne. Esse processo precisa ser feito para que a carne reidrate e fique sem sal. Só então é possível cozinhá-la, desfiá-la e usar em diversos pratos, como esses que verá a seguir.
1. Coxinha de carne-seca
Não há brasileiro que resista a uma coxinha. Tradicionalmente esse petisco é recheado com frango, mas essa versão fica uma delícia também. O recheio é bem simples, só vai precisar da carne já desfiada, cebola, alho, manteiga, salsinha, sal e pimenta.
Receita: de coxinha deliciosa recheada com carne-seca
2. Escondidinho
Esse é mais um prato clássico que não poderia ficar de fora da lista. Esse escondidinho é feito com purê de mandioca e um simples e delicioso recheio de carne. Claro, coberto com muito queijo.
Receita: para experimentar um delicioso escondidinho
3. Risoto
O risoto é o tipo de prato que combina com qualquer refeição. Pode fazer para um almoço da semana ou um jantar especial, que sempre agrada. Entre tantas opções, essa com carne é uma maravilha, suculenta e fácil de fazer.
Receita: cremosa de risoto com carne desmanchando na boca
4. Pizza
Ir a um rodízio de pizza é delicioso, mas não dá para ir toda semana. Então, fazer pizzas caseiras é uma ótima sugestão. Faça o seu próprio rodízio e inclua esse sabor ao cardápio. Vai agradar a todos.
Receita: de pizza para partilhar com amigos ou família
5. Caldo de abóbora com carne-seca
Nos dias mais frios ou quando chega em casa e quer um prato reconfortante, essa é a receita ideal. Um caldo quentinho, nutritivo e muito saboroso, mas não muito leve, pois leva carne e bacon. Então escolha apreciá-lo mais cedo.
Receita: para fazer nos dias frios
6. Croquete
Para acompanhar as coxinhas, faça também esses croquetes e sirva como petisco ou entrada das refeições. Pode fazer a versão frita ou assada para ser mais saudável. A receita é simples, vai precisar da carne, cebola, alho, ovos, leite, molho de tomate, trigo, farinha de rosca e temperos.
Receita: essa versão de bolinho de carne fica sensacional
7. Torta de liquidificador
Essa é uma torta bem simples para servir quando receber convidados em casa, seja para um encontro de amigos ou festas de aniversário. Só precisa fazer uma massa simples de liquidificador, dispor na forma e cobrir com a carne misturada com outros temperos. Fica uma delícia com carne-seca.
Receita: bem prática para os dias mais corridos
8. Couve-flor gratinada
Esse prato é saudável e muito bonito, especialmente se for servido assim em pequenos ramequins. Dá até mais água na boca. Os ingredientes, além da carne, são a couve-flor, leite, manteiga, trigo, sal, pimenta, muçarela e requeijão. Faça para o almoço ou jantar.
Receita: bem levinha e saborosa para o jantar ou almoço
9. Barquinha de batata
Esse é um prato para servir como entrada, quando quiser preparar um almoço ou jantar mais especiais. Os ingredientes combinam muito bem e deverá servir porções pequenas para que todos apreciem o prato principal depois. A apresentação é muito importante nesse caso.
Receita: para fazer petiscos ou entradinhas saborosas
10. Charuto de couve
Uma deliciosa opção saudável para servir também como entrada ou como acompanhamento da refeição principal. A couve fica muito macia e sabor combina divinamente com a carne. Além de tudo é um prato bonito e muito apetitoso.
Receita: deliciosa e que pode ser feita com repolho também
11. Picante
Esse prato é para quem ama aquele sabor marcante da pimenta nas refeições. Se você não gosta do ardido desse ingrediente, é recomendável que você pule essa receita e olhe a próxima. Basicamente, esse prato consiste em pimenta com carne-seca, temperada com diversos componentes, como salsinha. Esse recheio é envolto em uma espécie de massa que gera uma textura crocante que promove um contraste entre os componentes desse prato.
Receita: diferente para os amantes de pimenta
12. Pastel assado
Esse pastel é ideal para quem deseja deixar as frituras de lado e usufruir de uma vida mais saudável. Pode parecer uma medida simplória, mas já é um grande passo, pois o óleo presente no processo de fritura possui um alto teor de gorduras saturadas que podem gerar diversos danos ao organismo, como o entupimento de artérias. Além disso, esse pastel assado fica sequinho.
Receita: de lanche assado e recheado
13. Tapioca
A tapioca é um ingrediente que virou uma tendência no mundo fit, pois possui baixo índice de calorias e ainda por cima, promove a saciedade em quem a ingere. Outro ponto interessante é que ela é muito leve e saborosa, além de ser versátil e proporcionar uma enorme liberdade para a escolha de recheios.
Receita: para aprender a rechear a tapioca
14. Esfiha
A esfiha é extremamente popular e faz parte até mesmo do cotidiano de muitas pessoas. Esse lanche é uma delícia e realça bastante o sabor da carne-seca com os temperos utilizados e pode ser uma excelente opção para reuniões entre amigos e até mesmo confraternizações mais formais.
Receita: de mais um lanche delicioso para experimentar
15. Tomate recheado
O tomate recheado é uma opção muito formal e saborosa para a entrada de diversas refeições. O seu sabor explora bastante o contraste entre a tendência marcante dessa carne com o aspecto suculento e durinho do tomate. Assim, essa é uma excelente entrada simples de ser feita que agrada a diversos públicos.
Receita: com o passo a passo para rechear o tomate com carne-seca