Menu

Carne para bife: melhores cortes e deliciosas receitas para experimentar

Aprenda os nomes dos bifes, suas principais características, e veja receitas deliciosas para surpreender a todos

Crédito: Freepik

Publicidade

O bife é um corte de carne preparado para ser servido individualmente, com mais ou menos 200 gramas, geralmente. Existem alguns cortes de carne bovina usados para fazer bifes, que variam na maciez, sabor e espessura, para quando você está com pressa ou para quando tem tempo de fazer um bife mais demorado. Veja as dicas para saber escolher a carne para bife ideal.

Veja também: como preparar carne assada recheada

Qual é a carne boa para fazer bife?

Crédito: Freepik

Quando você lê receitas de preparo de bife e encontra nomes estranhos, fica na dúvida de qual tipo de carne pedir para o açougueiro. Então, veja quais são os 6 cortes de carne para bife, entre os mais comuns:

Bife comum

Se você chegar no açougue e pedir só uns bifes comuns, o açougueiro vai saber que você quer bifes mais finos, com cerca de 200 gramas cada, mas ainda assim vai perguntar se você prefere filé mignon, coxão mole ou contrafilé, por exemplo.

Paillard

Esse corte é feito com filé mignon batido e bem fino, cerca de 0,5 cm de espessura e uns 20 cm de diâmetro. Mas você também pode encontrar esse corte para outras carnes, como peito de frango e contrafilé. Ele tem esse nome em homenagem ao seu criador, o Chef Paillarde, que viveu no século 19.

Publicidade

Escalopinho

O escalopinho ou escalope também uma boa carne para fazer bife. Ele geralmente é feito de filé mignon e tem uns 100 gramas, é pequeno e redondo e é uma boa pedida para fazer receitas que levam molho.

Medalhão

Essa opção já é mais conhecida. O medalhão é um bife redondinho, pequeno, porém é mais alto, com uma espessura média. É comum ter o tamanho de uma fatia de bacon porque muitas receitam levam o bacon em fatia preso em volta do bife. O medalhão pode ser de mignon, alcatra e contrafilé, que são bem macios.

Tornedor

Também muito macio, esse bife costuma ser feito com contrafilé ou mignon. Ele costuma ter uns dois dedos de altura (pelo menos) e é muito bom para quando quiser fazer bifes malpassados, com a parte central mais rosada ou vermelha.

Chateaubriand

Esse é um bife bem alto, geralmente feito com a maciez e a pureza do mignon, perfeito para um prato mais sofisticado e ideal para quem gosta da carne bem passada por fora e malpassada por dentro.

Publicidade

Receitas deliciosas e fáceis de bife

Agora que já está um pouco mais esclarecido sobre os principais tipos de bifes, veja algumas receitas para experimentar.

Bife Chateaubriand ao Catupiry

Se você gosta da cremosidade e sabor do queijo Catupiry, tem uma ótima opção para colocar por cima dos bifes bem altos e macios desse corte. Pode fazer apenas 1 por pessoa e servir com arroz e batatas, por exemplo.

Ingredientes

Bife de Chateaubriand;
Catupiry cremoso;
Creme de leite fresco;
Manteiga;
Vinho branco seco;
Sal;
Pimenta;
Raminho de alecrim.

Publicidade

Agora que tem os ingredientes anotados, veja como o Chef Taico prepara essa delícia e faça quando for oferecer um almoço ou jantar especiais:

Tornedor de filé mignon com batatas recheadas

Esse é um prato com mignon bem alto e muito macio, que acompanha muito bem um molho agridoce e batatas recheadas com cebola roxa, queijo brie, alho, pimenta vermelha, sal, pimenta preta e presunto de parma. Veja no vídeo como preparar o prato completo:

Medalhão de filé mignon ao molho madeira

Esse é um prato que não é popular, porque o bife é mais caro, só que é bastante conhecido. Só de olhar o bife suculento e o molho intenso já é de dar água na boca. Para esse molho você vai precisar de manteiga, trigo, extrato de tomate, vinho tinto, água, sal e pimenta. Não precisa de muita coisa, mas assista ao vídeo para entender o passo a passo que vai fazer toda a diferença no resultado final do prato:

Publicidade

Escalope de contrafilé ao molho de mostarda

Essa opção também fica ótima com contrafilé e deliciosa com um molho de mostarda para quem aprecia molhos intensos. Essa receita também é de um prato completo, pois essa carne mais fininha combina muito bem com massa. Veja como preparar os escalopinhos com o molho de mostarda acompanhados de talharim com grão-de-bico:

Fettuccine com Paillard

Como viu antes, essa carne é bem fina e batida para ficar ainda mais macia, então combina muito bem para adicionar a outros pratos, como o macarrão tipo fettuccine. Mesmo se comprar um bife de mignon alto e redondinho, depois de bater ele vai esticar e ficar bem fino. Veja as dicas de preparo para esse prato maravilhoso:

Bife comum acebolado com molho de maionese

O bife comum, como viu, pode ser de diferentes cortes, sempre mais fininho e em tamanho maior. Escolha seu preferido e dê a ele o sabor especial das cebolas e do molho de maionese para servir no almoço do dia a dia com arroz e salada. Veja como preparar:

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile