Carne de porco
Crédito: Freepik

Carne de porco tem mais colesterol: verdade ou mentira?

Na hora de escolher a carne, prefira os cortes com menos ou nenhuma capa de gordura

Publicidade

A carne de porco é muito consumida no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, o consumo de carne suína por pessoa chegou a 17,65 quilos no segundo trimestre de 2021, superando a quantidade recorde do ano anterior. Mas, embora seja tão consumida, será que essa carne vermelha tem mais colesterol do que as outras?

Carne de porco faz bem ou mal para a saúde?

A carne suína é um tipo de carne vermelha, assim como a carne de boi, carneiro e ovelha. Essas carnes são ótimas fontes de proteínas de alto valor biológico, contêm minerais essenciais e diversas vitaminas. Mas, elas só oferecem esses nutrientes na forma de benefício à saúde quando são consumidas de forma equilibrada, dentro de uma dieta saudável.

Se a carne de porco (e outras vermelhas) for consumida em excesso, e todos os dias, podem surgir problemas de saúde. O problema maior é quando você escolhe os cortes mais gordurosos da carne de porco, como costelinha e bacon. Em excesso, esses cortes aumentam o risco de doenças cardiovasculares e de obesidade.

Falando especificamente do colesterol, a carne suína é rica em gorduras insaturadas, que são as boas e fazem bem ao coração. A carne suína tem menos colesterol do que a bovina, então é uma escolha mais acertada, desde que sejam os cortes com menos capa de gordura.

Publicidade

Aproveite e veja: Como deixar a carne de porco mais macia

Como consumir carne de porco de forma segura e saudável?

A dica vale não só para a carne suína, mas para todas as carnes vermelhas: consuma de 2 a 3 vezes por semana, em pequenas porções.

Outro cuidado importante é na hora de escolher a carne, dando preferência para cortes como bisteca e lombo, que são mais magros. O consumo deve ser ainda mais moderado quando falamos em bacon, costelinha, pernil e toucinho.

Mais um cuidado é com a procedência da carne e com o preparo, pois a carne de porco de má procedência e mal cozida pode transmitir cisticercose, uma doença que pode atingir o sistema nervoso, causando convulsões e problemas mentais.

Publicidade

Na hora do preparo, procure remover todas as gorduras visíveis, pois, quando elas são cozidas junto, são absorvidas pela carne, aumentando suas calorias.

Além disso, prefira fazer a carne de porco assada ou cozida, pois ela fica mais calórica e prejudicial à saúde se for frita ou preparada com molhos gordurosos.

Veja também: 6 Dicas para a carne de porco nunca ficar seca

Publicidade

Tabela nutricional da carne suína

Essa tabela, criada pela equipe do Tua Saúde, traz a quantidade de calorias e e lipídios (gorduras boas) em cada 100 gramas dos cortes mais comuns de carne suína:

Bisteca

  • Calorias: 260
  • Lipídeos: 20 g

Chuleta

  • Calorias: 337
  • Lipídeos: 30,1 g

Paleta

  • Calorias: 399
  • Lipídeos: 31,8 g

Pernil

  • Calorias: 340
  • Lipídeos: 31 g

Patas

  • Calorias: 299
  • Lipídeos: 26,3 g

Veja também: Opções deliciosas de acompanhamento para carne de porco

PODE GOSTAR TAMBÉM