O conceito surgiu no século XIX dentro da medicina legal através de um estudo, na qual, médicos pesquisaram o fato de que muitos criminosos agressivos e extremamente cruéis não apresentavam sintomas comuns de loucura.
Anos mais tarde ampliou-se o conceito de avaliação para todos os tipos de pessoas, de modo que algumas características de psicopatia podem ser identificadas em qualquer indivíduo.
Existe outro tipo de desordem denominada “sociopata”, na qual se refere a pessoas acometidas por distúrbios menos agravantes, o que difere entre as duas doenças é o nível de consciência das atitudes, discernindo o certo do errado.
Essas pessoas, aparentemente normais, nos rodeiam e muitas vezes fazem parte do nosso convívio social. Mas como identificá-los?
No artigo de hoje vamos ilustrar 8 características comuns de um psicopata, porém lembramos que somente com a ajuda de um psicólogo e um psiquiatra é possível avaliar e determinar se um individuo tem as suas faculdades mentais acometida por esse mal.
1. Não se sente culpado
O psicopata não sente remorso diante da gravidade de uma atitude reprovada pela sociedade, podemos até tentar convencer ele sobre o grau de maldade de um ato, mas a pessoa não se sensibiliza, pois o importante para ela é se realizar.
2. É manipulador
As pessoas com psicopatia simulam atitudes de agradecimento e simpatia como uma forma de manipulação do outro, mas não conseguem estreitar laços de relacionamentos, como amizade por muito tempo.
3. Gosta de fazer com que os outros se sintam culpados
A habilidade dele é conquistar a confiança para depois manipular os sentimentos do outro, para que se sintam mal diante de uma situação.
4. São egoístas
A felicidade pessoal para um psicopata está em primeiro lugar, tudo está bem e flui bem para eles, caso estejam bem, independente do sofrimento alheio.
5. Sente-se superior
Sabem de tudo, entendem de tudo e não podem ser contrariados.
6. São calculistas
Cauteloso, dissimulado, sabem atuar muito bem, tudo com a intenção de controlar os outros ou uma situação sem que sejam notados.
7. É bastante popular
De atitude amigável, são bem apessoados e ganham facilmente a atenção dos outros.
8. Não é responsável por suas ações
Essas pessoas fogem de suas responsabilidades e não tem a capacidade de assumir os seus erros.
Todos os itens acima listados são apenas características comuns com base em estudos, porém existem pessoas que não são psicopatas e possuem as mesmas características conhecidas como “vampiro emocional”.
Importante: as dicas do site não substituem uma consulta ao médico!
Compartilhe!