Ser professor é assumir a grande responsabilidade de transmitir conhecimento de forma eficiente e eficaz.
O professor não substitui a educação de casa, que é dada pela família. Então, não misture essas duas coisas na hora de avaliar se o professor do seu filho está fazendo um bom trabalho.
Um bom professor é aquela pessoa que inspira seus alunos a absorverem conhecimento, pois sabe fazer isso com paixão e criatividade.
É o profissional que sabe adaptar a forma de ensinar de acordo com a necessidade e capacidade de cada aluno. Veja o que mais analisar para saber como deve ser um bom professor.
Ensina a pensar por meio da reflexão
Mais do que transmitir o conhecimento que está no livro ou na sua memória, o bom professor sabe como criar as condições necessárias para estimular seus alunos a refletirem sobre o que estão aprendendo, construindo sua própria visão do mundo.
Dá o exemplo
Quando o professor estabelece regras a serem seguidas dentro da classe, ele mesmo dá o exemplo de como segui-las. Os alunos precisam enxergá-lo como modelo de como as coisas certas devem ser feitas.
Se adapta à necessidade do aluno
Cada pessoa tem um jeito de aprender coisas novas. Alguns levam mais tempo, outros precisam de estratégias específicas. O bom professor sabe disso e nunca vai humilhar um aluno ou deixá-lo sem aprender, caso precise de mais explicações ou de uma técnica diferente de aprendizado.
Respeita todos com igualdade
Em uma classe, principalmente de crianças e adolescentes, os alunos ainda estão construindo sua própria identidade. O bom professor tem consciência de que todos devem se sentir seguros e respeitados para conseguirem se concentrar no aprendizado. Então, ele trata todos com respeito e igualdade, sem enaltecer alguns e reduzir outros por conta de suas características físicas, sociais, econômicas ou mentais.
Tem muita paciência
Por mais que esteja cansado, um bom professor sabe que precisa ser um poço de paciência, pois seu trabalho é árduo, mas muito gratificante. Ele sabe que alguns alunos precisam de mais atenção que outros, e fornece essa atenção o quanto for preciso.
Tem empatia
Para conseguir ser tão paciente, o bom professor consegue se colocar no lugar de cada um dos seus alunos e compreender que cada mente aprende de um jeito diferente. A empatia é uma qualidade essencial para ser capaz de transmitir conhecimento de forma eficaz.
Tem entusiasmo e criatividade
Nada melhor do que um professor alegre, entusiasmado e criativo, que chega na sala de aula com um sorriso para deixar seus alunos com vontade de aprender. É claro que todo mundo tem dias ruins, inclusive o professor, mas ele não deixa que seus problemas pessoais afetem a qualidade do ensino que ele oferece.
Exerce autoridade sem autoritarismo
Já passou o tempo em que o professor gritava, batia na palma da mão dos alunos com a régua e mandava para fora da sala por não aguentar mais um mau comportamento. O bom professor não deixa o aluno chegar a esse ponto, pois sabe como conseguir o respeito dos seus alunos de forma pacífica. Eles o respeitam porque ele também os respeita.
Como saber se o professor do meu filho tem essas qualidades?
As crianças costumam contar para os pais e responsáveis tudo o que acontece na escola, principalmente se o professor fez algo que pareceu errado ou ruim.
Ouça sempre o que o seu filho tem a dizer quando chega da escola ou sobre algo que aconteceu na escola. Se ele estiver com problemas no aprendizado, vá até a escola para conversar com o professor e ouvir o que ele tem a dizer sobre o seu filho.
A educação escolar e de casa devem caminhar lado a lado para que o aprendizado seja uma troca, ou seja, você entrega ao professor um filho bem educado para que ele devolva a você um aluno aplicado.
O diálogo, tanto com seu filho quanto com o professor dele, é a chave para esse resultado e para o bom desenvolvimento do seu filho, na escola e na vida.