Essa planta de nome científico Cymbopogon densiflorus é popularmente chamada de capim santo, capim cidreira ou capim-limão. Com diversas qualidades terapêuticas, sendo utilizada pela medicina natural há milênios, tem suas folhas parecidas com capim ou mato, daí o seu nome.
Muito aromático e saboroso, pode ser ingerido em forma de chás, cápsulas ou sucos, sendo refrescante e calmante.
Benefícios para a saúde
1. Ajuda a dormir melhor
Desde os tempos da sua avó, seu chá é utilizado para garantir uma boa noite de sono.
Além de relaxar a musculatura, o que leva a uma sensação de tranquilidade, induz ao sono e reduz os batimentos cardíacos.
2. Reduz a ansiedade
Se você sofre com ansiedade, esse chá pode ajudar. Claro que não deve ser tomado em grande quantidade, todos os dias, mas naqueles dias mais pesados, ele pode ser uma grande ferramenta.
3. Alivia a enxaqueca
Tanto o chá, quanto o suco feito com suas folhas podem te ajudar a aliviar a enxaqueca.
Quando seus primeiros sinais começam a aparecer, também é recomendado tomar o chá, para evitar que avance.
4. Ameniza a cólica
Por ser um relaxante muscular, reduz os espasmos e a dor. Além disso, afina o sangue, ajudando na renovação do útero.
Você pode tomar o chá ou massagear a região com quatro gotinhas de óleo essencial, diluído em óleo de coco, colocando uma bolsa térmica para ativar.
5. Ajuda o trato gastrointestinal
Alivia a sensação de queimação no estômago, é digestivo e diurético. Além disso, ajuda a combater a prisão de ventre.
Emagrece?
Como ele ajuda no trato gastrointestinal, auxiliando nos processos digestivos, ajuda a absorver melhor os nutrientes, dando maior saciedade.
Ao eliminar a ansiedade, a vontade de beliscar lanchinhos também diminui, fazendo com que o controle da alimentação seja mais eficiente.
Além disso, participa da eliminação das toxinas do organismo, sendo um excelente diurético.
Para que serve o chá e como preparar
Os seus elementos medicinais podem ser usados para tratar algumas doenças ou dificuldades como ansiedade, nervosismo e insônia. Além disso, relaxa os músculos da bexiga, do estômago e do intestino contraídos (por ação espasmolítica), reduz também cólicas, febre e dores em geral.
A maneira mais utilizada para ingerir capim santo é através do seu chá ou suco. Para uso em compressas e massagens, recomenda-se o óleo essencial, sempre diluindo-o em outros óleos, como o de coco ou amêndoas.
O chá de capim santo tem um poder expectorante, diurético, calmante, depurativo, bactericida, febrífuga e outros mais.
Para preparar o chá é muito simples, basta colocar 4 folhas limpas em 500 ml de água e levar ao fogo.
Quando levantar fervura, deixe mais 2 minutos e desligue. Coloque a tampa e espere amornar, para depois coar e beber,
Para o suco, faça o chá um pouco mais concentrado, com o dobro de folhas. Deixe esfriar completamente, coe e bata no liquidificador com mais 500 ml de água, bem gelada.
Adoce a gosto e esprema dois limões para dar um sabor ainda mais refrescante. Beba bem gelado!
Contraindicações e cuidados a ter
Se o óleo for utilizado diretamente na pele, sem diluição, pode queimar e manchar, sendo recomendado que se coloque 4 gotas do óleo essencial para 1 colher de sopa de óleo de coco ou de amêndoas.
Não se exponha ao sol ao utilizar o óleo, para evitar queimaduras, da mesma forma que acontece com o limão.
Cuidado com a dose, tudo em excesso pode fazer mal. A superdose de capim santo pode dar sonolência, diarreia, pressão baixa e mais.
Gestantes precisam ter cuidado, pois em determinada quantidade, pode adiantar o parto e até estimular o aborto. Como cada organismo reage de forma diferente, pergunte sempre ao seu médico se o consumo é seguro.
Capim santo e erva cidreira são a mesma coisa?
Não, são plantas diferentes, porém da mesma família, por isso a confusão. Elas têm aroma e sabor parecidos, mas são muito diferentes entre si.
O capim santo parece uma grama que cresceu demais, com folhas bem compridas e finas. Já a erva cidreira parece uma folha de hortelã bem grande e com uma pontinha.
Apesar de similares em aroma e sabor e com propriedades terapêuticas parecidas, a erva cidreira tem uma característica distinta, que é a capacidade de baixar a febre.
Quer mais um jeito de consumir? Veja essa receita de brigadeiro!