Menu

Canteiro elevado: 5 vantagens + dicas para fazer em casa

Se você tem espaço e quer ter um jardim bonito em casa, essa pode ser uma boa opção!

Crédito: Pixabay

Publicidade

Seja para encher de flores ou fazer aquela tão sonhada hortinha, o canteiro elevado é uma excelente opção. Isso porque não somente é lindo e pode se adaptar à sua decoração, como também oferece diversas vantagens. Saiba quais são.

Podem ser instalados em quase qualquer lugar

Por serem versáteis, poderem ser feitos de qualquer material e em qualquer altura, os canteiros elevados podem ser colocados em diversos locais. Seja no jardim, em um cantinho no muro ou até mesmo na varanda, ele vai ficar lindo.

São fáceis de trabalhar

Crédito: Wikimedia Commons

Ok, um dos grandes problemas do jardim ou horta convencional é ter que ficar se abaixando para catar ervas daninhas, plantar, colher, podar… Ou seja, o manejo pode ser complicado. Já no elevado tudo fica mais simples, sendo inclusive acessível para quem tem limitações de movimento.

Deixa o solo mais fértil

É muito mais fácil manter a qualidade do solo em um canteiro suspenso, controlando bem os nutrientes presentes. Também torna mais fácil fazer a correção de algum ponto que precise melhorar, além de não compactar tão facilmente.

Publicidade

Controla a temperatura

Em locais frios, pode ser difícil de uma planta começar a brotar e se desenvolver, dada a temperatura. O canteiro elevado pode ser mais fácil de manter aquecido, principalmente se utilizar uma lona em sua superfície. Também dá para resfriar melhor, utilizando um bom sistema de cobertura do solo, como a casca de pinus, por exemplo.

Facilita o controle de pragas

Crédito: Wikimedia Commons

Seja para retirar as ervas daninhas ou alguma outra praga que apareça no seu jardim, a elevação do jardim facilita muito. Não apenas a visualização é favorecida, mas também o próprio processo de tratamento. Além disso, ajuda a evitar a presença de formigas, ervas ou até mesmo galinhas.

Quer construir você mesma em casa? Assista ao vídeo e acompanhe, para fazer é quase de graça.

Veja também: Muro chapiscado: vantagens e como fazer na sua casa
E mais: Pergolado de ferro: como é feito e modelos para se inspirar

Publicidade
Sair da versão mobile