Menu

Cansaço pós-covid: conheça as possíveis causas deste sintoma de Covid Longa

Esperamos que logo os cientistas consigam nos trazer mais essa resposta e o tratamento adequado para que a vida volte ao normal

Crédito: Freepik

Publicidade

Já se passaram dois anos do início da pandemia e o medo de ser internado com dificuldade para respirar não é mais a única preocupação. Agora, médicos e cientistas já sabem que a doença não vai embora assim tão fácil. Ela deixa sequelas, chamadas de Covid Longa. O cansaço pós-covid é uma delas.

De acordo com Evaldo Stanislau, infectologista membro da diretoria da SPI (Sociedade Paulista de Infectologia), em entrevista à BBC Brasil, “passada a fase inicial do ciclo do vírus, alguns sintomas permanecem para determinados pacientes, sobretudo os neuropsiquiátricos”.

Além do extremo cansaço pós-covid, que pode deixar a pessoa incapaz de mover o corpo, os pacientes curados podem ter fadiga crônica, acompanhada de raciocínio lento e falhas na memória.

O problema é que a causa desses sintomas remanescentes ainda é desconhecida. O infectologista sabe é que existem possibilidades. “Algumas linhas de pesquisas apontam que os sintomas neurológicos são causados por uma reação exagerada do próprio corpo em resposta à covid-19, criando um gatilho para desencadear processos inflamatórios reativos”, afirma.

Publicidade

Essa reação exagerada do sistema imunológico ocorre quando o próprio organismo do indivíduo cria um mecanismo de defesa desproporcional para combater as várias células já infectadas pelo Sars-CoV-2.

Outra hipótese, diz Stanislau, é que esse processo de inflamação crônica seja causado por pequeníssimas quantidades de vírus residuais.

E uma terceira possível causa, que ainda está sendo estudada, é a falta de oxigênio no cérebro, que não causa sinais intensos no início, mas podem se intensificar no pós-covid.

Aproveite e veja: Parosmia: uma das sequelas mais comuns da Covid

Publicidade

Existe um grupo de risco para o cansaço pós-covid?

Esse sintoma e as outras sequelas que chamamos de Covid Longa podem ocorrer com qualquer pessoa. Assim como não se sabe a causa de acontecer apenas em alguns casos, não há nenhuma comprovação de associação com outras comorbidades do paciente, carga viral ou marcadores de DNA.

Portanto, pelo menos até o momento, é mais seguro recomendar que todas as pessoas que contraem a doença devem estar atentas ao risco de ter Covid Longa. O melhor que se pode fazer é continuar prevenindo o contágio com o uso de máscara, mantendo o distanciamento social e as mãos e objetos desinfetados.

Veja também: Perda de memória como sequela da Covid: entenda como pode acontecer

Publicidade

Fonte: BBC Brasil

Sair da versão mobile