Milhares de pessoas já se acostumaram a se sentirem sempre cansadas. A justificativa é a rotina agitada da vida moderna.
Precisa trabalhar, dar conta de manter a casa organizada, lembrar dos boletos, dar atenção aos filhos, levá-los à escola e atividades extracurriculares ou, se não tem filhos, tem os estudos e outros compromissos sociais e familiares.
Claro, tudo isso é muito cansativo. Mas, e onde fica o seu bem-estar e a sua disposição? Qual é o sentido de fazer tudo isso como se fosse um zumbi, sem aproveitar cada momento da vida? Se você está nessa situação, pode estar sofrendo de cansaço crônico.
Coisas que você não pode abrir mão
Quando chega no ponto em que você não tem mais tempo para nada, e já se sente cansado logo ao acordar pela manhã, tem algo errado.
O cansaço crônico é isso: você passa o dia sentindo que está sem energia, precisando dar uma dormida ou pedindo o tempo inteiro por férias.
Aliás, aqui tem uma ressalva: uma pessoa não precisa estar com a agenda lotada todos os dias para sentir o cansaço crônico. As causas podem estar em hábitos ruins, como os que você verá a seguir.
Em todo caso, é hora de parar, reavaliar sua rotina e seus hábitos, e determinar o que é mesmo prioridade e o que você terá que abrir mão para se livrar do cansaço crônico.
1. Alimente-se melhor
Quando você tem uma rotina muito atribulada, o risco de comer mal é maior porque você come quando e o que dá tempo. Isso é péssimo, pois você acaba não ingerindo todas as calorias e nutrientes necessários para recarregar as energias e abastecer sua saúde.
No caso das pessoas que até têm tempo para comer bem, mas não fazem isso por opção (vulgo, preguiça), a questão é mais fácil de resolver, desde que tenham consciência da necessidade de se alimentarem melhor para viverem melhor.
Para conseguir comer com qualidade, economizando dinheiro e tempo, a dica é usar parte do seu dia de folga para preparar marmitas. Pode ser um sacrifício do seu tempo de descanso? Sim. Mas, é necessário para cuidar melhor da sua saúde e ter mais disposição no dia a dia. Ou seja, precisa virar uma prioridade na sua semana.
Veja também: Dicas de ouro para quem faz marmita para a semana
2. Abandone o sedentarismo
Com uma agenda lotada é praticamente impossível arrumar tempo para se exercitar. Sim, é compreensível. E quando sobra tempo, a última coisa que você pensa é em ir para academia ou para a rua correr, caminhar ou pedalar.
Acontece que o seu corpo é uma máquina. Se você apenas abastecê-la com comida e não gastar mais energia do que comeu, vai engordar. Se ultrapassar o peso ideal (de acordo com seu Índice de Massa Corporal), começa a sentir o cansaço crônico e pode desenvolver outras doenças.
Então, manter algum tipo de exercício físico, pelo menos três vezes por semana, também precisa virar uma de suas prioridades, nem que seja durante 30 minutos. Pense qual atividade ou compromisso você faz hoje que pode ser substituído pelo exercício, tendo em mente que o cansaço crônico está prejudicando sua vida.
Veja também: Exercícios rápidos para fazer em casa sem usar equipamentos
3. Tenha um sono de qualidade
O cansaço crônico, mesmo quando é mais mental do que físico, faz você sentir sono durante boa parte do dia. Às vezes são sequências de bocejos tentando manter você acordado, às vezes sua mente deixa de funcionar direito porque precisa de uma pausa.
Como estão suas noites de sono? Você consegue dormir profundamente, mesmo que seja durante 5 ou 6 horas? A menos que você tenha filhos pequenos em casa, precisa encontrar uma forma de dormir melhor para acordar com disposição e dar conta do seu dia.
O corpo necessita dormir bem para fazer uma faxina noturna e se restaurar, ou não vai ter alimentação saudável e exercício físico que aguente você de pé, com energia e bem-estar. O conjunto de cuidados deve ser completo, então, se você dorme mal por algum motivo que pode resolver, tome uma atitude e resolva. Veja o que pode ajudar:
- Estabeleça um horário regular de dormir e acordar;
- Evite a ingestão excessiva de álcool quatro horas antes da hora de dormir, e não fume;
- Evite o consumo de cafeína seis horas antes da hora de dormir;
- Evite comidas pesadas, picantes ou doces, quatro horas antes da hora de dormir;
- Faça exercício regular, mas não imediatamente antes de se deitar;
- Utilize roupa de cama confortável e agradável;
- Encontre um nível de temperatura agradável e mantenha o quarto bem ventilado;
- Bloqueie todo o ruído que cause distração e elimine a luminosidade ao máximo
Vá ao médico para tratar esses problemas de saúde que prejudicam o sono:
- Apneia do sono (ronco com parada respiratória e interrupção do sono);
- Aumento de peso;
- Maior risco de doenças cardíacas;
- Queda no rendimento das atividades diárias;
- Comportamento explosivo;
- Bruxismo;
- Insônia;
- Sonambulismo;
- Desequilíbrios hormonais.
Veja também: Higiene do sono: como fazer e o que a falta pode causar