Recentemente, ficamos sabendo que ele é um ingrediente útil para que consiga evitar enjoos, náuseas, gases intestinais, falta de apetite, entre outros.
No entanto, vários estudos comprovaram que o gengibre é também um ótimo remédio para o câncer, em particular para o câncer da próstata. Ao fazer quimio e radioterapia, o organismo sofre efeitos secundários terríveis. O gengibre pode aliviar esses sintomas e, simultaneamente, combater a doença. Esse ingrediente possui substâncias anticancerígenas e anti-inflamatórias que, geralmente, dificultam o surgimento de tumores e substâncias antioxidantes.
Investigadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, conseguiram provar que os fitonutrientes do gengibre são os responsáveis pelo atraso no crescimento das células cancerígenas do colorretal. As substâncias que o compõe atuam como um quimioterapêutico para os tumores que possam existir. Em 2006, na reunião anual da Associação Americana para a Pesquisa do Câncer, ficou definido que o gengibre combate igualmente o câncer do ovário.
Em um estudo publicado no British Journal of Nutrition, investigadores divulgaram que o consumo do extrato de gengibre poderá reduzir o tumor do câncer da próstata em até 56%. Da mesma forma, investigadores do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências da Universidade Rei Abdulaziz, na Arábia Saudita, defendem que o mesmo extrato de gengibre poderá ajudar a combater o câncer da mama. Ao contrário dos tratamentos mais comuns, o gengibre evita que as células cancerígenas se reproduzam e, ao mesmo tempo, não afeta as células saudáveis.
Outros tipos de câncer que o gengibre pode combater incluem o de pele, de fígado, de pâncreas e de pulmão. Consumindo o gengibre, as células cancerígenas são eliminadas através de dois processos denominados de autofagia e apoptose. No primeiro, as células são enganadas e se digerem a elas próprias. No segundo, as células se matam, não influenciando as células saudáveis.
Agora você se pergunta: Qual é a melhor forma de consumir o gengibre? Nós lhe respondemos: um chá. Fique agora com as indicações para uma ótima receita de chá de gengibre.
Você vai precisar:
- 1 litro de água;
- 1 pedaço de gengibre com até 6 centímetros.
Como fazer?
- Ferva a água;
- Corte o gengibre em pedacinhos e junte à água;
- Deixe cozinhar entre 10 a 15 minutos;
- Tire do fogo e deixe esfriar.
Aconselhamos que tome um máximo de 3 xícaras todos os dias. Tenha em atenção que, no caso de sofrer de pressão elevada, você deverá evitar o consumo desse chá, ou então, consultar o seu médico para que o aconselhe corretamente.