Menu

Câncer de útero: entenda mais sobre o tipo diagnosticado em Fátima Bernardes

Saiba mais sobre o câncer de Fátima Bernardes e como se prevenir

Crédito: Instagram Fátima Bernardes

Publicidade

A vida é tão imprevisível. Algumas notícias podem pegar de surpresa e mudar completamente os planos, mesmo a curto prazo. Fátima Bernardes sabe muito bem disso e está tendo que lutar contra uma doença que ninguém deseja por perto, mas que ronda a todos: o câncer.

Fátima Bernardes fala sobre o câncer

Ela descobriu recentemente que estava com câncer de útero, em estágio inicial. Felizmente, ela estava fazendo seus exames de rotina – que inclui o preventivo – e foi diagnosticada cedo. Ela divulgou a notícia para seus fãs e seguidores no Instagram, de forma clara e prática, como boa jornalista que é.

No momento, ela vai ter que se afastar do seu programa Encontro, que será liderado por alguma colega, temporariamente. Também vai iniciar o tratamento, sempre com o apoio de quem a ama. Ela explicou em sua postagem que vai aproveitar para curtir “o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos“.

Câncer de útero

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é causado pelo Papilomavírus Humano – HPV. Normalmente, somente a sua presença não causa a doença, mas todo câncer de útero parte dele. Ele é o terceiro tipo de câncer mais comum nas mulheres, e a estimativa de novos casos em 2020 é de 16.590.

Publicidade

Sintomas

É fundamental que toda pessoa passe a prestar atenção ao próprio corpo, ele sempre acha uma forma de avisar quando algo vai mal. O câncer de útero é completamente silencioso no início, mas quando evolui apresenta os seguintes sintomas:

  • Sangramento vaginal inconstante após o sexo
  • Secreção vaginal
  • Dor abdominal confundida com problema intestinal ou urinário

Como prevenir

Como é causado pelo HPV, a única forma de prevenir é utilizando preservativos, femininos ou masculinos. A camisinha cria uma barreira que impede o contato do vírus com a mucosa da vagina, fazendo com que o risco de contrair seja menor. Além disso, é fundamental utilizar preservativo também durante o sexo oral, seja feminino ou masculino.

Quando procurar o médico

Se você tem uma vida sexual ativa com mais de um parceiro, o ideal é fazer o preventivo a cada seis meses, caso contrário, pode ser a cada ano. O Papanicolau pode ser um pouquinho incômodo, mas é o responsável por salvar muitas vidas. Também procure o médico se estiver sentindo dor, corrimento, sangramento ou quaisquer outros sintomas que chamem sua atenção.

Quais os tratamentos

Se diagnosticado o câncer de útero, o tratamento é feito de forma personalizada, a depender da extensão do tumor. Normalmente envolve radioterapia e quimioterapia, com chances altíssimas de cura. Porém, melhor do que remediar é prevenir: sempre use preservativo e mantenha suas consultas em dia.

Publicidade
Sair da versão mobile