Menu

Sintomas e tratamento do câncer de mama masculino

Essa doença não é exclusiva das mulheres. Veja quais são os tipos, sintomas e tratamentos.

Designed by Freepik

Publicidade

Quando o assunto é câncer de mama, pouca gente sabe que essa doença também pode acontecer em homens. Mesmo sendo em uma incidência cem vezes menor do que nas mulheres, mas por também possuírem tecido mamário, os homens correm o risco de ter câncer de mama masculino.

O câncer de mama é um conjunto de células doentes, cancerígenas, que formam um tumor maligno. Essas células localizam-se no tecido mamário, existente em homens e mulheres. Veja quais são os sintomas, tipos, tratamento e formas de prevenção do câncer de mama masculino.

Sintomas do câncer de mama masculino

Crédito: Freepik

Os sintomas do câncer de mama nos homens vão depender do tipo de câncer que se desenvolveu. Alguns deixam a mama visivelmente afetada, enquanto outros agem apenas internamente.

Nesse caso, assim como orientado às mulheres, os homens devem conhecer seu corpo para conseguir perceber algum nódulo perto do mamilo ou da axila. Apalpar toda essa região no banho ajuda a identificar algo diferente.

Publicidade

Se for um tipo de câncer que traga os sintomas para fora da mama, pode haver sangue ou outro tipo de fluido saindo do mamilo, inchaço, dor, vermelhidão e mudanças na textura e na aparência da pele da mama.

Tipos mais comuns

Existem, basicamente, 5 tipos de câncer de mama masculino. Saiba quais são e veja quais as principais diferenças entre eles:

1. Carcinoma Ductal In Situ

Esse tipo de câncer de mama ocorre em cerca de 10% dos casos e é quase sempre curável com cirurgia. As células cancerígenas atacam os ductos, que são pequenos vasinhos localizados na parte interna dos mamilos, mas não se espalham para outras partes.

2. Carcinoma Ductal Invasivo

Ao contrário do tipo anterior, que se restringe ao ducto da mama, o câncer invasivo se espalha para outras partes tanto da mama quanto do corpo, ou seja, forma metástases, por isso é mais perigoso. Ele representa 80% dos casos de câncer de mama masculino.

Publicidade

3. Carcinoma Lobular Invasivo

Esse tipo é bem raro nos homens, representando 2% dos casos. Ele acontece nos lóbulos da mama, que ficam mais afastados do mamilo, atrás dos ductos, ou seja, mais para o centro da mama, considerando sua parte interna. Como as mamas masculinas são menores, há menos tecidos lobulares nos homens e por isso esse tipo é mais raro.

4. Doença de Paget

Essa doença vem de dentro para fora, começando nos ductos e atingindo mamilo ou auréola. Esse tipo, por ser mais externo, é mais fácil de identificar por causa da mudança na aparência da mama e outros sintomas.

5. Câncer de Mama Inflamatório

Embora seja raro, esse tipo é mais agressivo, justamente pela inflamação que causa da mama afetada. Deixa inchaço, dor, vermelhidão e aumenta a temperatura do local.

Publicidade

Qual é o tratamento?

Crédito: Freepik

Assim como em qualquer tipo de doença, o tratamento feito logo no início dos sintomas tem maior chance de eficácia. Nos homens, pelo fato de causar o mesmo impacto do que a perda de uma mama nas mulheres, quase sempre opta-se por cirurgia para remoção do tecido doente.

No caso de o câncer ser mais agressivo ou ter evoluído, pode ser que apenas a cirurgia não seja o suficiente para remover todas as células cancerosas. Então há chance de precisar fazer quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal, conforme o caso.

Métodos de prevenção

Crédito: Freepik

É importante que todo homem tenha conhecimento caso haja ou tenha havido algum caso de câncer de mama na família, seja em homens ou mulheres. Esse fator faz com que ele se torne parte de um grupo de maior risco. Assim, é importante visitar o médico pelo menos para um check-up anual.

Publicidade

O autoexame, conforme já mencionado, também é um método preventivo. Basta apalpar as mamas e as axilas no banho, com os dedos, e perceber se existe algum tipo de nódulo. É preciso fazer esse processo pelo menos uma vez por semana para saber identificar caso sinta algo diferente algum dia.

Por fim, manter um estilo de vida saudável, não fumar, se alimentar bem e praticar atividade física também reduz o risco do câncer de mama masculino, pois diminui o risco de ter células doentes.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile