Camuflagem de olheiras
Crédito: Freepik

Camuflagem de olheiras: saiba tudo sobre a técnica

Suas olheiras incomodam, e outros tratamentos não funcionaram? Talvez essa técnica resolva

Publicidade

Algumas pessoas têm olheiras bem marcadas, que deixam o rosto sempre com um aspecto de cansado. Embora existam várias receitinhas para acabar com as olheiras, elas não resolvem em todos os casos. Então, entre tantos procedimentos estéticos que se pode fazer nas clínicas, está a camuflagem de olheiras que você vai conhecer melhor agora.

Veja também: Pomadas aprovadas por dermatologista para prevenir olheiras e rugas

O que é a camuflagem de olheiras?

Semelhante ao modo como é feita a tatuagem para disfarçar estrias, a camuflagem de olheiras consiste em aplicar um pigmento na região da pele abaixo dos olhos. A função desse pigmento é neutralizar o tom escurecido das olheiras, acabando com aquele visual abatido.

Para fazer a camuflagem de olheiras, são utilizados equipamentos semelhantes aos das tatuagens comuns: a maquininha, o pigmento e as agulhas, tudo devidamente esterilizado, quando você escolhe uma clínica especializada.

Publicidade

Só que a aplicação do pigmento usa uma técnica diferente da tatuagem comum, em que o pigmento é aplicado mais profundamente, na derme. A camuflagem pigmenta apenas a epiderme, que é a camada mais superficial.

Então, não adianta você ir a um tatuador que não seja especializado na técnica, pois o resultado poderá não satisfazer. Fazer uma técnica de tatuagem comum nas olheiras não é recomendado, pois a cor da pele muda naturalmente com o tempo e a tatuagem pode deixar um visual manchado, com contraste entre a pele e o pigmento.

A ideia da camuflagem de olheiras é fazer uma aplicação muito leve, mais como um sombreamento que, atrelado à aplicação na camada mais superficial da pele, tem um resultado totalmente imperceptível, sem lesões nem manchas.

Quanto tempo dura?

Assim como as tatuagens comuns, essa técnica é permanente. Mas, diferente da tatuagem comum, que é mais profunda, essa camuflagem é aplicada só na camada mais superficial da pele.

Publicidade

Por isso, é bom fazer retoques a cada 2 anos, em média, para garantir que o efeito continue satisfatório. Também é importante manter cuidados, usando sempre protetor solar, pois a ausência do produto ajuda a desbotar o pigmento mais rapidamente.

Aproveite e veja: Saiba por que usar protetor solar no rosto diariamente

Como é o procedimento?

Primeiro, o profissional irá avaliar as olheiras para identificar a intensidade e o tipo. Depois, vai aplicar uma pomada anestésica na região, para evitar a dor.

Publicidade

A pomada vai agir por uns 20 minutos, depois a área a ser pigmentada é marcada para que o profissional saiba exatamente onde pigmentar. Então inicia-se a pigmentação, que dura cerca de 1 hora. Dependendo do caso, pode ser necessária mais uma sessão.

Depois de pronto, a pessoa pode ir para casa e recebe a recomendação de evitar se expor ao sol. Se for necessário pegar sol, deve sempre usar protetor solar.

Também é recomendado evitar maquiagem nos 3 primeiros dias e, dependendo do caso, pode ser necessário usar alguma pomada cicatrizante e fazer compressa fria, pois algumas pessoas têm pele mais sensível.

Publicidade

Veja também: Cicatrizantes caseiros para cortes e feridas

Contraindicações

Esse procedimento não é indicado para gestantes, pessoas com doenças autoimunes e quem tem alergia a parafenilenodiamina (também conhecida como PPD, substância presente nos pigmentos inorgânicos utilizados no procedimento).

Quanto custa fazer camuflagem de olheiras?

Os preços variam muito de acordo com o tipo de olheiras, a cidade e a clínica. Você pode encontrar desde R$ 800 até R$ 8 mil por sessão.

RESULTADO DE CAMUFLAGEM DE OLHEIRAS APÓS 1 ANO - Larissa Cirino.

Veja também: Pepino nos olhos para olheiras: mito ou verdade?

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM