Quase sempre o abusador está dentro de casa. E quando sai com sua vítima, continua sempre por perto, de olho para impedir que ela consiga pedir ajuda ou denunciá-lo. Isso acontece muito com as mulheres e também com as crianças que sofrem violência doméstica.
Sabendo disso, a agência de propaganda Grey Espanha, localizada em Madri e Barcelona, criou uma campanha que fala com dois públicos: os adultos e as crianças. A campanha, intitulada “Só para as Crianças”, foi encomendada pela Fundación Anar, uma entidade sem fins lucrativos que atua na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de risco.
A ideia principal da campanha era bater na tecla do abuso infantil para manter esse assunto vivo na sociedade e ajudar a combatê-lo. Mas, dentro dessa ideia macro, também tinha uma intenção especial: incentivar crianças abusadas a pedirem ajuda, mesmo estando ao lado do seu abusador ao ver a campanha, sem que ele perceba.
Para isso, a agência criou um cartaz com duas mensagens: na parte de cima, uma mensagem de conscientização visível para todos. Na parte de baixo, uma mensagem oferecendo ajuda que só as crianças conseguem enxergar.
Como eles fizeram isso? Baseados na média de altura da população, que é de 1,75 para adultos e 1,35 para crianças até 10 anos, eles utilizaram uma imagem lenticular que vai ficando diferente conforme o ângulo de visão. Então, do ponto de vista dos adultos, não é possível enxergar a mensagem oculta na parte inferior do cartaz.
Na parte de cima, a mensagem diz: “Às vezes o maltrato infantil só é visível para a criança que o sofre”.
Na parte de baixo, em branco, a mensagem diz: “Se alguém machucar você, ligue-nos e vamos te ajudar: 116-111”.
Assista ao vídeo abaixo, que está em inglês, mas mesmo assim é possível entender como apenas as pessoas com até 1,35 conseguem enxergar a mensagem completa.