As descobertas na ciência são cada vez mais e, as doenças que muitas vezes acreditamos que não têm cura ou tratamentos adequados, conseguem ser contornadas ou ter os seus sintomas aliviados. Tudo isto graças aos avanços e testes que cada vez mais são postos em marcha! Além disso, o mais curioso é que muitas das investigações têm como alvo plantas ou outros produtos naturais.
Planta medicinal com efeitos sobre o Alzheimer
Neste artigo, vamos falar da relação entre uma planta amazônica e o mal de Alzheimer!
Atualmente, cada vez mais se vislumbram tratamentos inovadores para Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. E, neste caso, foi descoberto um elemento com tremendo potencial para lutar contra o Alzheimer numa planta da Amazônia, mais propriamente no seu caule. Este elemento natural é apropriado ao uso na composição de remédios fitoterápicos.
Estamos falando de uma planta denominada de Camapu, ou Physalis. Ela existe na periferia de Belém ou no interior do Pará e, os seus poderes anti-inflamatórios e antiprotozoários são muito poderosos! Uma equipe de investigadores da Universidade Federal do Pará constatou que um elemento presente nesta planta conseguia espicaçar a criação de neurônios novos, no hipocampo, que se trata da área cerebral responsável pela memória.
Efeitos da Camapu
Com o aparecimento de neurônios novos é natural que brotem ligações recentes, que unem as células cerebrais, combatendo a falha de memória, que é um ponto comum de pacientes de Alzheimer. No mesmo sentido, os investigadores salientam que utilizando o remédio com composição de camapu, consegue-se uma reversão na falência neural, situação frequente em pessoas com diagnóstico de depressão.
Milton Nascimento dos Santos, da Universidade Federal do Pará e que pertence ao Grupo de Pesquisas Bioprospecção de Moléculas Ativas da Flora Amazônica, afirma que é revolucionária a produção de neurônios novos.
Outras pesquisas
Atualmente, as pesquisas em cobaias no laboratório estão já a decorrer. E, no seguimento, irão surgir os ensaios clínicos e a avaliação de como criar esse elemento em maior escala.
Outras conclusões
É também real fato a possibilidade de produzir neurônios novos, usando exercícios para o cérebro. Por isso, nunca se pode perder a esperança na cura e tratamento de doenças complicadas.
Além disso, lembre-se que, muitas das vezes, a solução está em plantas singelas e comuns, como o Camapu. Com a evolução científica é natural que cada vez mais as plantas estejam presentes nos laboratórios dos investigadores. Afinal a Natureza é verdadeiramente poderosa e, é nela que encontramos tudo o que precisamos!
Compartilhe essa dica!
Atenção: As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação
saudável e equilibrada.