Menu

Calouro aos 61 anos, Alcyr vai cursar enfermagem

Conheça a inspiradora história do jardineiro que foi aprovado em uma universidade federal

Crédito: Arquivo pessoal

Publicidade

Já falaram para você que nunca é tarde demais para realizar os seus sonhos? Às vezes, torna-se difícil acreditar que algum dia eles possam ser realizados, mas desistir nunca é uma opção. Sendo assim, conheça a história do calouro de 61 anos do curso de enfermagem que trabalha há 23 anos cortando gramas em quintais.

Veja também: detentos cuidam de cachorros resgatados e têm pena diminuída

Aprovado em universidade federal aos 61 anos

Crédito: Arquivo pessoal

Era certamente um dia muito especial e ele passou comemorando a aprovação com uma pessoa que sempre estará em seu coração: sua mãe. Alcyr Carneiro – de 61 anos de idade – comemora o resultado do ENEM com uma placa comemorativa em seu corpo, enquanto sua mãe, com 90 anos de idade, corta o seu cabelo, deixando-o pronto para a calourada.

Alcyr afirmou que essa é uma sensação indescritível e que esse era o momento mais feliz da vida dele. Ele e a mãe vivem em uma casa alugada, feita de madeira, em Belém do Pará. Além de bom filho, esse modelo de perseverança atuou cortando grama por 23 anos. Também já trabalhou como recenseador, cobrador de ônibus e fazendo serviços gerais.

Publicidade

Mudança de vida

Foi a partir desse cenário que ele focou nos estudos, para arriscar o ingresso no ensino superior e conseguir melhores condições de vida para ele e sua mãe. Esse processo de luta nos estudos foi marcado por um ano intenso que exigiu muito esforço e coragem. Mas o resultado foi o que ele esperava de todo o coração: aprovação na primeira tentativa.

Ele se matriculou em um cursinho e tinha aulas de tarde. Durante a noite e a madrugada, ele revisada o conteúdo, para trabalhar de manhã. Por sinal, ele trabalha todos os dias de semana, o que motivou todos ao seu redor, como você pode ver:

“Mesmo com todo esse esforço, eu nunca faltei uma aula sequer, nunca cheguei atrasado, queria participar de tudo, e todos me incentivavam – os colegas, os professores, a coordenação, o segurança, o pessoal que trabalhava na limpeza. Eu até brincava que se dependesse de torcida, eu já estava aprovado. Me senti valorizado, por isso eu sempre dediquei o máximo.”

 Dia do resultado

No grande dia, ele estava em casa com seu cachorro, acompanhando pela rádio os resultados do processo seletivo. A expectativa era grande e ele aguardava ansiosamente. Passou o primeiro grupo de alunos e nada do seu nome sair. Até que, na segunda turma, o nome dele foi lido pelo locutor. Estava entre os aprovados!

Publicidade

Ele jogou o rádio na parede, gritou alto, correu até sua mãe e a abraçou, sem conseguir falar uma palavra. Alcyr agora era calouro de enfermagem da UFPA e a festa foi imensa! Na sua cidade, ele participou da calourada, com marchinhas, ovos quebrados na cabeça e muitas pessoas na rua! Um merecido prêmio para um caso especial de esforço e quebra de barreiras.

Alcyr já está se preparando para esse novo rumo da vida dele e pretende fazer todo esse esforço valer a pena, nessa profissão que ele tanto admira. Afinal, ele já fez cinco cirurgias e em todas foi muito bem tratado, o que o fez ver essa nobre profissão como altamente digna. Nunca é tarde para fazer o que você quer, reconheça suas habilidades. E não desanime no caminho, mesmo diante das dificuldades, continuando a trilhar o seu trajeto.

Sair da versão mobile