Depois dos 40 anos é o período em que as mulheres começam a sentir os primeiros sintomas da menopausa. Entre tantas mudanças que ocorrem no corpo por causa das alterações hormonais, o calor da menopausa é uma das mais comuns.
Quando a mulher entra na perimenopausa, ou climatério, que é antes da menopausa propriamente dita, seu hormônio estrogênio já começa a ficar desregulado, anunciando o final da sua fertilidade. Mas como esse hormônio também atua no centro de regulação de temperatura corporal no cérebro, a mulher começa a sentir ondas de calor.
De acordo com o Ministério da Saúde, os fogachos são o sintoma mais comum entre as mulheres ocidentais, surgindo de forma súbita, geralmente no tronco, pescoço e rosto, com grande quantidade de suor. Pode acontecer rapidamente ou durar até meia hora, diversas vezes ao dia. Então, veja o que pode ser feito para aliviar o calor da menopausa e melhorar a qualidade de vida.
10 Dicas para eliminar o calor da menopausa
Se livrar do calor da menopausa de forma permanente não é garantido, pois esta é uma reação natural do organismo. Mas é possível prevenir ou amenizar a subida da temperatura corporal, que ocorre de repente e pode aumentar em até 5 °C, fazendo a mulher sentir um grande mal-estar.
A resposta do organismo varia de mulher para mulher, então o ideal é consultar seu ginecologista e testar as dicas para descobrir qual melhor funciona para você.
1. Consumir alimentos com fitormônios
Converse com seu nutricionista sobre os alimentos com fitormônios para saber quais deles pode ingerir. Eles são verdadeiros remédios caseiros para o calor da menopausa, pois ajudam a reduzir a variação hormonal que provoca os fogachos. Alguns exemplos são:
- Inhame,soja e derivados;
- Brócolis, abóbora, beterraba;
- Salsinha, aipo, alho;
- Gergelim, linhaça; semente de feno-grego;
- Banana, maçã, cereja, mamão;
- Couve-de-Bruxelas;
- Broto de alfafa;
2. Evitar consumir excesso de condimentos
Seja açúcar, sal, pimenta, canela ou gengibre, todos eles favorecem a elevação da temperatura corporal, pois são termogênicos. Então observe a reação do seu corpo ao ingerir determinada quantidade de cada um deles para saber se provocam o calor da menopausa.Existem diversos temperos deliciosos que não elevam a temperatura do seu corpo, podendo dar aquele charme nos alimentos, sejam doces ou salgados. Consulte seu médico ou nutricionista para, juntos, estabelecerem um cardápio adequado.
3. Tomar bebidas refrescantes
Quando o fogacho chega, uma bebida fresca sempre ajuda a lidar com o calor. Mas evite as muito geladas, pois vão causar uma mudança brusca de temperatura no organismo, o que pode causar outros sintomas desagradáveis. As bebidas vão auxiliar a manter o corpo hidratado, o que é bom para regular a temperatura.
Frutas cortadinhas, como melancia, melão, mamão e outras também são uma ótima pedida.
Os chás gelados são uma opção, especialmente se escolher àqueles que possuem os fitohormônios falados anteriormente ou que ajudem de alguma forma a combater os sintomas da menopausa. Boas opções são o de amora, valeriana, erva doce, kava kava, sálvia, cohosh preto, dong quai ou trevo vermelho.
4. Aumentar o consumo de vitamina E
A vitamina E ajuda a neutralizar o calor, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a fadiga, a ansiedade e outros sintomas que podem surgir. De acordo com o Ministério da Saúde, ele age como um potente antioxidante, “reduzindo a ateromatose e fogachos, e atua na manutenção dos tecidos de sustentação e pele”.
Alguns alimentos ricos em vitamina E são as amêndoas, nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona e grãos integrais. Além disso, você encontra uma boa quantidade no gérmen de trigo, cereais integrais, sementes como a de abóbora ou girassol, folhas mais escuras e frutas como o kiwi.
5. Molhar os pulsos e a nuca
Ao perceber a chegada do calorão, procure uma torneira para molhar os pulsos, a testa e a nuca. Essas regiões ajudam a reduzir a temperatura e você vai se sentir melhor. Prenda o cabelo em coque ou rabo de cavalo alto, deixando essa região mais livre para ventilar. Fica mais fácil também, quando necessário, aplicar um lenço ou pequena toalha, úmida com água fria.
Caso não alivie, procure sair de onde está e ir para um local mais fresco e ventilado. Esteja sempre com uma blusa de manga curta para o caso de precisar tirar um casaco, aliviar o calor.
6. Ter um leque ou ventilador portátil
Talvez pareça exagero se você ainda não sente as ondas de calor. Mas pode confiar que ter um leque ou um miniventilador portátil na bolsa é de grande serventia. Existem inclusive modelos desses produtos que você pode ligar no usb do computador ou celular.
Sua praticidade e utilidade é facilmente confirmada, quando se lembra que a temperatura corporal pode subir até 5ºC durante o fogaço. É como se estivesse em um lugar muito abafado e certamente, poder se ventilar vai te fazer se sentir melhor.
7. Praticar atividades relaxantes
Procurar manter o equilíbrio entre o corpo e a mente é essencial em qualquer fase da vida, mas em especial quando toda a mudança hormonal da menopausa está acontecendo. Isso porque é possível ajustar a respiração para fazer o corpo funcionar melhor. Então é interessante começar a praticar yoga, pilates, meditação, natação, caminhada ou um hobby que ajude a se manter calma e em harmonia com você mesma.
8. Não fumar e beber com moderação
A bebida alcoólica reage de forma diferente nos organismos masculino e feminino, pois a mulher tem menores níveis séricos da enzima álcool desidrogenase. Isso leva a um efeito muito maior sobre o corpo, inclusive hormônios, com alteração significativa na metabolização.
Também o cigarro é extremamente contraindicado para essa fase – ou qualquer outra – pois de acordo com o Ministério da Saúde: “as mulheres tabagistas sofrem com a ocorrência de sintomatologia mais acentuada, como no caso dos fogachos”. Além disso, vai precisar do dobro de hormônios para colher os benefícios do tratamento.
9. Evitar locais com aglomerações
Locais com uma aglomeração muito grande de pessoas, principalmente em ambientes fechados e não climatizados, são uma péssima escolha para mulheres na fase do climatério, pois podem agrafar as sensações de fogacho.
Use roupas leves, de preferência de algodão e mais folgadinhas, buscando escapar de confusão, indo para um local mais fresco e ventilado.
10. Fazer reposição hormonal
Pode ser que essas dicas não funcionem tão bem para você ou que, além do calor da menopausa, outros sintomas estejam atrapalhando o seu bem-estar. Nesse caso, a melhor recomendação é conversar com seu ginecologista para saber se a reposição hormonal é uma opção para você.
Ela ajuda a manter o equilíbrio em toda a alteração que está ocorrendo no corpo, reduzindo os sintomas da menopausa.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.