Menu

Caliandra: veja todas as dicas de cultivo dessa flor diferente

Você pode usá-la para fazer cerca viva, para decorar o centro do jardim ou mesmo cultivá-la em vasos

Crédito: Freepik

Publicidade

A caliandra é uma planta que produz uma flor com aparência bem diferente e muito bonita, semelhante a pompons. Se você gosta de plantas grandes para o seu jardim, e que sejam exóticas, veja as dicas de cultivo dessa caliandra e saiba como mantê-la forte e saudável na sua casa.

Características gerais da caliandra

Crédito: Plantas Sonya

O nome científico dessa planta é Calliandra brevines, mas popularmente ela também é conhecida por esponjinha, justamente por causa do formato das suas flores, que na verdade são as partes masculina e feminina da planta. Essas flores podem ser bicolores (branco com rosa) ou vermelhas.

Quando chega ao final da floração, se a flor tiver sido polinizada, a planta vai criar vagens que se abrem espontaneamente, deixando as sementes caírem no solo, gerando novos brotos.

Ela é uma planta brasileira, muito usada como cerca viva. É forte, arbustiva, com caules ramificados e flores lindas para decorar a paisagem do seu quintal.

Publicidade

Clima

Como é uma planta brasileira, ela se adapta muito bem a todos os climas, inclusive ao inverno com geada da região Sul. Porém, ela prefere o calor.

Iluminação

Como é uma planta de ar livre, para cultivar no jardim devido ao seu tamanho, a melhor iluminação para o seu desenvolvimento é o sol pleno, ou pelo menos 4 horas de sol direto por dia. Se ela ficar só na meia sombra, sua floração não será tão boa.

Regas

Crédito: Plantas Sonya

Quando você faz o plantio da muda, ela necessita de regas mais frequentes para garantir o solo sempre úmido. Depois que está desenvolvida, as regas podem ser moderadas.

Terra para plantio

Uma boa terra para o plantio da caliandra é misturar 2 partes de terra vegetal com 1 parte de esterco, húmus de minhoca ou composto orgânico, tudo bem revolvido e fofo.

Publicidade

Adubação para a caliandra

Crédito: Gideão Paisagismo

Para favorecer o lindo florescimento dessa planta, pode oferecer à ela um adubo rico em fósforo, como um NPK 4-14-8 ou farinha de ossos, que é ótima para o enraizamento, o florescimento e a frutificação. Essa adubação pode ser feita 2 ou 3 vezes por ano, antes ou depois da floração.

Podas

Se você for usar essa planta como cerca viva, pode ir fazendo uma poda de formação ou condução, sempre que notar galhos seguindo para a direção oposta ao que você deseja.

Reprodução da caliandra

Quando as flores são polinizadas, as sementes vão cair das vagens e gerar novos brotos de forma espontânea. Depois, você poderá replantá-los. Mas, a reprodução da caliandra também é feita por estaca de ponta ou por sementes.

Publicidade

Veja também: ixora — uma planta perfeita para as regiões quentes

Sair da versão mobile