A calêndula é uma linda flor de origem europeia. Talvez você a conheça por bem-me-quer-mal-me-quer. É ótima para ter em casa, pois é uma planta bem pequena e pode ser cultivada em vasos. As flores ficam em belíssimos tons quentes de vermelho, laranja e amarelo. Mas além de ser ornamental, ela também tem propriedades medicinais. Veja a seguir quais são os benefícios dessa flor para a saúde, como consumir e as contraindicações.
Benefícios da calêndula
Ao olhar para as pequenas flores, você não imagina a quantidade de propriedades medicinais que elas carregam. São cicatrizantes, calmantes, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e adstringentes. Então são muitos os benefícios para a saúde. Confira:
1. Contribui para o emagrecimento
O primeiro benefício é bem animador. Se você está em processo de emagrecimento, consumir a calêndula é uma boa maneira de adicionar mais um aliado à dieta. As propriedades não mencionadas acima que fazem essa planta estimular o emagrecimento são a aceleração do metabolismo, que aumenta a queima de calorias, e a função diurética que reduz o inchaço.
2. Trata infecções vaginais e hemorroidas
É sempre bom ter uma receitinha natural a mais para o tratamento de problemas nas partes íntimas, pois são muito incômodos. A forma que a planta atua no organismo para esse tipo de tratamento é por meio das propriedades de anti-inflamatório, antibiótico, bactericida.
3. Alivia sintomas da artrite
A artrite tem muitas variações, mas todas resumem-se na inflamação das articulações. Esse problema é muito comum nas pessoas de mais idade, mas a planta pode ajudar a aliviar as dores e outros sintomas. Claro, junto de outros cuidados com a saúde, como uma boa alimentação e a prática de atividade física.
4. Protege o estômago
Os problemas que afetam o estômago são vários, como as úlceras, gastrites, cólicas, refluxo e má digestão. Cada um deles tem diferentes causas, por isso devem ser tratados por um gastroenterologista. Mas junto com o tratamento médico essa plantinha pode contribuir para a proteção do estômago e a prevenção dos problemas.
5. Rejuvenesce a pele
Nada melhor do que sentir a pele saudável e rejuvenescida. Entre as propriedades da planta está o seu poder antioxidante, que combate os radicais livres em excesso no organismo. Eles causam a oxidação das células, e com isso elas adoecem e envelhecem.
Mas quando os antioxidantes eliminam esse excesso, as células voltam a se renovar. Não apenas o rejuvenescimento é promovido, como a prevenção de doenças.
Como usar essa planta?
Para obter todos esses benefícios da calêndula, a forma mais prática e comum de utilizá-la é em forma de chá. Também pode-se comprar o óleo essencial ou fazer compressas caseiras para aplicar sobre a pele.
Por conta das suas maravilhosas propriedade à saúde essa planta é utilizada para a fabricação de diferentes produtos cosméticos e terapêuticos que podem ser encontrados nas farmácias e lojas de estética.
A forma de uso para cada tipo de produto vai variar conforme a recomendação do médico. No caso do chá, não se deve ultrapassar a quantidade de 4 xícaras ao dia, nem de 7 dias consecutivos de tratamento. Falando no chá, confira a receita no tópico a seguir.
Receita de chá de calêndula
Para fazer o chá dessa planta você vai precisar das flores e das folhas, que pode colher frescas ou comprar desidratadas. Veja a quantidade recomendada.
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Flores e folhas da planta: 1 colher de sopa desidratadas ou 2 colheres de sopa frescas.
Modo de preparo
1. Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue.
2. Depois adicione as flores e folhas da planta, tampe o recipiente e deixe por 5 minutos em infusão.
3. Coe e beba o chá, mas antes confira a seguir quais são as contraindicações e cuidados que deve ter.
Contraindicações e cuidados a ter
Embora muito benéfica para a saúde, a calêndula tem contraindicações. Ela pode causar alergia em pessoas com essa predisposição, então antes de beber uma xícara inteira de chá ou aplicar uma grande quantidade na pele, deve-se fazer um teste com uma quantidade bem pequena.
Mulheres grávidas devem evitar a ingestão da planta, mas podem usar normalmente do lado de fora do corpo. O chá também deve ser evitado por lactantes e crianças com menos de 12 anos.
Os cuidados a ter são com as quantidades. Como já mencionado, não deve-se ultrapassar 4 xícaras de chá ao dia, nem 7 dias consecutivos de tratamento. Se usar em quantidade exagerada, ela pode causar náuseas, falta de apetite, sintomas de depressão e de ansiedade.
E por fim, a planta não substitui a consulta ao médico. Apenas deve ser usada como coadjuvante no tratamento e o médico deve saber que está usando. Se perceber qualquer efeito colateral, suspenda o uso imediatamente.