Alguns pratos ficam ainda mais saborosos quando têm um toque especial e caseiro para dar aquele gostinho extra. O caldo de frango é um desses segredos, que promete deixar sopas, risotos, marinados e assados ainda melhores. caldo de legumesAssim como o caldo de carne e como o , é muito simples de preparar.
Receita de caldo de frango caseiro
Em uma pesquisa rápida na internet, você vai encontrar diversas opções de caldo de frango caseiro. A mais tradicional é a reproduzida a seguir, que pode ser alterada da forma que preferir. O preparo é lento, portanto só faça quando estiver com tempo.
Ingredientes
- Frango:1 unidade inteira;
- Água: 4 litros;
- Salsão: 1 talo;
- Cenoura: 1 unidade;
- Cebola: 1 unidade picada;
- Salsinha: 1 talo;
- Alho-poró: 1 folha;
- Cravo da índia: 3 unidades;
- Louro: 1 folha;
- Pimenta do reino: moída a gosto.
Modo de preparo
1. Corte o frango e a cenoura em pedaços e coloque em uma panela grande com a cebola e o salsão picados.
2. Cubra todos os ingredientes com a água e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar até começar a levantar fervura.
3. Diminua o fogo e deixe em fervura branda por duas horas sem tampar. Com uma escumadeira, retire e descarte as espumas que se formarem durante esse período.
4. Paralelamente, junte as folhas de salsão, de alho-poró, de louro e o talo da salsinha e amarre com um barbante. Deixe reservado.
5. Passadas as duas horas, acrescente a pimenta do reino, os cravos e o buquê de folhas e deixe cozinhar por mais duas horas. Repita o procedimento da escumadeira.
6. Finalizado esse período, desligue o fogo e coe o caldo em uma peneira. Coloque em um recipiente com tampa e armazene depois que esfriar.
Não coloque sal na receita! Lembre-se que o caldo de frango será usado para dar sabor a outros pratos que já foram temperados, portanto o acréscimo de sal pode tirar o gosto.
Em quais preparos posso usar?
Natural, sem sódio e sem corantes artificiais, o caldo de frango caseiro dá uma excelente base para alguns pratos. Basta armazena-lo em potinhos e usar aos poucos, conforme a necessidade. Para começar, ele pode substituir a água no preparo do arroz branco e emprestar seus sabores e nutrientes para pratos do dia a dia.
Da mesma forma, esse caldo pode ser acrescentado ao molho da macarronada e durante o preparo de risotos e de sopas, sempre no lugar da água. Ele também pode ser usado em molhos para saladas e até para realçar o sabor de massas, como coxinha, empada e risoles. Só tome cuidado com as combinações, pois o gosto é marcante.
Como armazenar o caldo
Dificilmente você vai usar todo o caldo de frango de uma só vez, portanto será preciso armazená-lo corretamente e congelá-lo para usar aos poucos e na quantidade que cada receita pede. Existem duas formas de fazer isso, de acordo com cada necessidade.
Curta duração
Se for utilizar o caldo em um período de até cinco dias, armazene em potes de vidro com fechamento hermético e guarde na geladeira.
Longa duração
Para usar aos poucos, distribua o caldo de frango em forminhas pequenas (como as de gelo ou potes de iogurte) e coloque no congelador. Conserve por até três meses.
Veja no vídeo abaixo mais uma dica para preparar o caldo de frango caseiro: