Toda comida preparada com amor e dedicação fica mais gostosa. E nesse sentido, o cuidado com os ingredientes que escolhe usar faz toda diferença. É claro que uma comidinha caseira tem temperos especiais, por isso, nada melhor do que um caldo de carne caseiro para deixar seus pratos mais saudáveis e gostosos.
Como fazer caldo de carne caseiro?
A receita do caldo de carne caseiro leva vários ingredientes, igual quando você vai preparar um molho, e rende bastante. Veja o que vai precisar e depois confira dicas de quais pratos ficam mais saborosos com o caldo de carne e como armazená-lo corretamente.
Ingredientes
- Água fria: 8 litros;
- Salsinha: a gosto;
- Talo e folhas de alho-poró: 1 unidade;
- Cenouras cortadas em quartos: 3 unidades;
- Cebolas cortadas em quartos: 3 unidades;
- Salsão: 2 talos;
- Ossobuco (corte bovino de músculo com osso): 1 quilo;
- Grãos de pimenta preta, tomilho e louro: a gosto.
Modo de preparo
1. O primeiro passo é libertar o sabor de todos os ingredientes. Para isso, depois de cortar os vegetais, coloque todos os ingredientes, menos a água, em uma assadeira. Isso inclui a carne e temperos.
2. Leve ao forno em temperatura alta para que a carne asse e para que os vegetais caramelizem, por cerca de 40 minutos.
3. Feito isso, transfira tudo para uma panela grande.
4. Para aproveitar a borra que ficou na assadeira, coloque dentro dela uma xícara de água e mexa para soltar o caldinho, pois ele tem muito sabor. Depois coloque o caldinho na panela também. Depois complete com os 8 litros de água fria.
5. Ligue o fogo baixo para que o sabor dos alimentos seja transferido para o caldo. Deixe cozinhando até que a água reduza para um quarto da quantidade inicial.
6. Desligue o fogo, coe o caldo e deixe esfriar. Quando estiver frio, vai formar uma camada de gordura por cima, que deverá ser removida e descartada.
7. Se você achar que tem caldo demais ou que está ralo, pode voltar o líquido para a panela e deixar reduzir mais um pouco, dessa vez em fogo médio/alto para a água evaporar mais rápido. Vai ficar mais concentrado.
8. Depois é só colocar em forminhas de gelo, caso queira que fique no formato de cubinhos de caldo, ou coloque em saquinhos, potinhos e afins.
9. Leve para o congelador e retire quando for usar.
Em quais preparos usar?
Esse caldo de carne caseiro pode ser usado nas mesmas receitas em que você costuma usar o caldo comprado no supermercado. Por exemplo:
- Molhos;
- Sopas;
- Caldos;
- Feijão;
- Risoto;
- Arroz;
- Refogados.
Confira 3 receitas de risoto em que você pode utilizar o caldo de carne caseiro e também uma receita de molho para pizza e para outras massas que ele vai deixar ainda mais gostoso.
Como armazenar o caldo pronto?
Depois que você fez o seu caldo de carne e colocou nos recipientes de sua preferência, só precisa mantê-lo no congelador até o momento de usar. Ele dura congelado por alguns meses. Não é necessário descongelar antes de colocar nas receitas.
Se você gostou da dica, aproveite e veja no vídeo abaixo como fazer um caldo de legumes caseiro: